RESTAURANTES PREPARAM REABERTURA

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Os restaurantes poderão reabrir brevemente desde que respeitem as regras de higiene, saúde e segurança, podendo em alguns casos suspeitos realizar a medição da temperatura corporal dos clientes e dos trabalhadores.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) revela, em comunicado, que a reabertura dos restaurantes está dependente de duas condições: definição de regras de higiene, saúde e segurança e ainda de apoios às empresas do setor.

Este comunicado da AHRESP surgiu no seguimento da reunião com o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Economia, Siza Vieira, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e com o secretário de Estado da Saúde, António Sales, com o intuito de discutir as condições de uma possível reabertura dos espaços desta área de atividade.

A associação defende a reabertura dos restaurantes e alojamentos mediante a «definição de regras específicas nas áreas de saúde, higiene e segurança para clientes, trabalhadores e instalações, bem como de apoios às empresas, particularmente no que diz respeito à manutenção dos postos de trabalho, bem como à compra de equipamentos de proteção individual e medidores de temperatura».

Por outro lado, com o intuito de «transmitir confiança aos consumidores», a AHRESP defende a criação de um selo distintivo que possa representar que as «regras de funcionamento estão de acordo com as disposições legais, suportadas por um guia de boas práticas elaborado pela associação».

A AHRESP salienta que o documento, a elaborar, compreenderá vários pontos, como a formação para empresários e trabalhadores e também a reorganização dos espaços e da capacidade máxima, para garantir que é possível cumprir parâmetros como a distância de segurança.





No que toca a regras de controlo de entrada nos espaços, o comunicado da AHRESP indica a possibilidade de medição de temperatura corporal, quer de colaboradores como de clientes. O guia incluirá ainda temas como regras de higiene pessoal, distanciamento social, fardamento e equipamentos de proteção individual, assim como regras de limpeza e desinfeção.

«A preparação e confeção de alimentos; menus e serviço; procedimentos em caso suspeito: zona de isolamento e plano de contingência e requisitos específicos para self-service e buffets, take away, delivery e drive-in» estão também incluídas neste guia de boas-práticas.

Por agora, a AHRESP indica que estas medidas precisarão de ser enviadas ao Turismo, para mais tarde serem articuladas e validadas pelas entidades com responsabilidade no setor, como a ASAE, ACT e ainda a Direção-Geral de Saúde.

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