RETIRADA DE AMIANTO NAS ESCOLAS ANTÓNIO GEDEÃO E CARLOS PAREDES

Até 19 de Agosto vão ser removidos os telhados de amianto de duas escolas de Odivelas, que tem o nome de dois grandes «homens» da música portuguesa, designadamente Carlos Paredes e António Gedeão (pseudónimo de Rómulo de Carvalho).

A Câmara Municipal de Odivelas já está a realizar, até 8 de agosto, as obras de remoção de 2.870,47 metros quadrados de telhas de fibrocimento contendo amianto não friável do tipo crisótilo na Escola Básica António Gedeão.

Mas, assim que terminarem os trabalhos nesta escola, que tem o nome do autor do poema «Pedra Filosofal», a Câmara de Odivelas vai «dedicar a sua atenção» à Escola Básica Carlos Paredes (outro nome grande da música portuguesa). Desta forma, nos dias 18 e 19 de agosto, vão ser realizados os trabalhos de remoção de 1.440,61m2 de telhas de fibrocimento, contendo amianto, na Escola Básica Carlos Paredes, na Póvoa Santo Adrião.

Durante a realização dos trabalhos, a autarquia aconselha todos os moradores dos edifícios contíguos à obra a tomarem as seguintes medidas de precaução adicionais, nomeadamente: fecho de todas as janelas; não estender roupa no exterior; respeitar as regras de sinalização e circuitos alternativos implementados no local (caso aplicável).

Os trabalhos estão a ser realizados por uma empresa devidamente qualificada para a remoção de materiais contendo amianto, tendo submetido uma informação prévia à Autoridade para as Condições de Trabalho (entidade competente que fiscaliza e autoriza este tipo de intervenções).

A Câmara de Odivelas garante, ainda, que «serão cumpridos todos os procedimentos que constam no plano de trabalho para limitar ao máximo a eventual libertação de fibras de amianto durante a intervenção», realçando que as «coberturas de fibrocimento encontram-se em bom estado de conservação, o material é não friável (ou seja, não liberta partículas a não ser que se encontre degradado ou partido), sendo, por isso, mínimo o risco de libertação de partículas não só na zona dos trabalhos, como também na zona envolvente, não oferecendo qualquer perigo para a população».

No final dos trabalhos, os resíduos de fibrocimento serão devidamente embalados e transportados para aterro autorizado. Para garantir que o local ficou descontaminado, será ainda recolhida uma amostra de ar a ser analisada por laboratório qualificado para o efeito, que será disponibilizada no final do trabalho à administração do condomínio.


 

 

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?