A Igreja da Misericórdia, em Almada, acolhe o terceiro concerto do Festival Sons de Outono – Música nas Igrejas de Almada, este sábado, dia 12 de outubro, às 19h, com a voz e a tiorba de Ricardo Leitão Pedro.Fantasticária será interpretado por Ricardo Leitão Pedro, durante o Festival Sons de Outono que nos traz a música do excêntrico Bellerofonte Castaldi (1580-1649), um espírito livre nascido perto de Modena (Itália), que compunha e cantava para prazer próprio, sem nunca se associar a nenhuma corte ou mecenas, como era normal nos artistas de época.

Tenor e alaudista com 29 anos, Ricardo Leitão é um dos raros músicos de hoje dedicado à prática histórica do canto al liuto, acompanhando-se a si mesmo com diferentes instrumentos antigos de corda dedilhada.

É fascinado pelos cantores-instrumentistas da Antiguidade e as suas encarnações em todos os períodos históricos até ao presente.

«Tomou o alaúde» aos 18 anos, inspirado por um concerto de Hespérion XXI. Um ano depois é aceite na licenciatura em música antiga, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto.

Passou ainda pelo Conservatoire National Supérieur de Musiqueet Danse de Lyon e pela conceituada Schola CantorumBasiliensis, na Suiça, onde terminou a licenciatura em alaúdes medievais e renascentistas e o mestrado em canto.

Trabalhou com cantores como Margreet Honig, Gerd Türk e Patrizia Bovi e alaúdistas como Paul O’Dette, Hopkinson Smith, Eduardo Egüez e Rolf Lislevand.

É membro dos ensembles Concerto di Margherita e I Discordanti com os quais mantém uma agenda pelos palcos europeus, é regularmente convidado a colaborar com diferentes ensembles e orquestras como cantor e alaúdista –Orquestra XXI, Coro Casa da Música, Capella Sanctae Crucis, Troxalida, Agamémnon, La Boz Galana, Domus Artis.

Entrada é livre sujeita a levantamento prévio do bilhete a partir das 18h

Programa Completo

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.