SAIBA ONDE SE DIVERTIR DURANTE O FIM DE SEMANA EM LISBOA

Agora que chegou o fim de semana, está na altura de aproveitar bem a pausa do trabalho ou das aulas, com as diversas iniciativas que vão decorrer em todo o concelho de Lisboa nos dias 15 e 16 de outubro, sábado e domingo. Conheça aqui as nossas sugestões, que passam por concertos, exposições, atividades desportivas, entre outras, abertas a toda a família.

Na Ajuda, há meditação e mindfulness para crianças, este sábado, dia 15, na Oficina das Artes, na Casa da Cultura. Em Alvalade, a proposta deste sábado é também desportiva, com o 7º Encontro de Escolas de Ciclismo BTT Alvalade, no Parque José Gomes Ferreira, às 14h00. O evento é promovido pela Escola Clube de Ciclismo de Lisboa.

Na mesma freguesia, e no mesmo dia, o Mercado de Alvalade recebe, às 10h30, o lançamento da APP Heróis da Fruta, da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). Esta aplicação tem como objetivo prevenir a obesidade infantil e conta com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo estúdio ONTOP em parceria com a Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e a Coligação Europeia de Associações de Pacientes com Obesidade (ECPO).

Não muito longe, no Areeiro, a Junta de Freguesia está a promover, também para este sábado, o 1º Enduro a Pé, com uma Rota pelos Miradouros de Santa Luzia e Graça. A partida será pelas 9h30 na Praça de Londres, em frente à Igreja de São João de Deus, sendo que a hora prevista de chegada será pelas 12h00. No domingo, é a vez de uma caminhada no Guincho, com partida da Avenida Afonso Costa (junto à antiga Segurança Social), às 8h45. A participação nesta iniciativa é grátis, mas é exclusiva a residentes na freguesia do Areeiro.

Em Arroios, o Mercado Municipal vai receber uma iniciativa ligada ao Dia Mundial da Alimentação, que decorre entre as 10h00 e as 12h00 e que vai apresentar diversos pratos saudáveis. Não é necessário fazer nenhuma inscrição prévia, basta apenas aparecer no local.

Em Benfica, haverá mais uma edição da Feira de Artesanato, que acontece todos os meses na Estrada das Garridas, em frente ao Palácio Baldaya, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é livre e nesta feira poderá encontrar diversos artigos feitos à mão. Já no Lumiar, estão de regresso, após dois anos de paragem devido à Covid-19, as Jornadas Histórico Culturais.

A iniciativa já vai na sua 16ª edição e vai ter lugar no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, a partir das 9h30. A entrada é gratuita e esta ação tem como objetivo aprofundar e conhecer melhor a história da freguesia do Lumiar, que já conta com 756 anos de vida. Já no domingo, às 10h30, e no mesmo local, vai ter lugar a peça “Os três porquinhos”, realizada pela companhia Palco de Chocolate. A peça é dirigida a crianças entre os 1 e os 6 anos e para assistir, é necessário reservar bilhetes através do 96 437 79 01. Os bilhetes custam sete euros.


No entanto, se não tem crianças, e gosta mais de eventos musicais, saiba que, em Marvila, há Rap para ouvir, a partir das 17h30 no Espaço LX Jovem. O Rap Marvila tem como objetivo dar a conhecer os novos talentos da freguesia, e pode também ser acompanhado em direto no Facebook e canal de Youtube da Junta de Freguesia de Marvila.

Neste fim de semana, entre as 13h00 e as 03h00, os eixos Capitão Leitão, Vale Formoso e Avenida Infante D. Henrique, na mesma freguesia, vão receber a Oktober Fest, que regressa a Marvila após dois anos de paragem forçada, e que tem como foco a cerveja e a música eletrônica.

No cemitério dos Olivais, vai haver uma visita guiada, a partir das 10h00. A iniciativa decorre no âmbito da Semana Cultural nos Cemitérios, mas já está esgotada. No mesmo dia, há também visitas aos cemitérios Alemão e Britânico, na freguesia de Campo de Ourique, e uma homenagem a Almada Negreiros e Sarah Afonso, às 17h00, no cemitério do Alto de São João, na Penha de França.

A Semana Cultural nos Cemitérios termina este domingo, dia 16 de outubro, e é promovida pela Divisão de Gestão Cemiterial da Câmara Municipal de Lisboa, juntamente com as entidades parceiras. No domingo, a iniciativa termina no Cemitério do Lumiar, com uma visita guiada, pelas 10h00, com Ema Câmara. Ainda poderá fazer a sua inscrição para este dia, através do contacto cemiterios@cm-lisboa.pt.

Em Campo de Ourique, há uma Mostra de Artesanato, no Jardim da Parada, este sábado, entre as 09h00 e as 18h00. Esta iniciativa tem como objetivo promover a economia circular, e conta ainda com uma recolha de material escolar.

Em Alcântara, a Biblioteca Municipal recebe, no domingo, a Oficina Umundu, entre as 10h00 e as 13h00, e que se vai focar na meditação e exercícios de autoajuda. Estes workshops têm entrada livre e são ministrados por Rui Santos e Inês Fonseca. Contudo, as inscrições já estão esgotadas.

Já em São Domingos de Benfica, o Museu do Benfica – Cosme Damião vai contar a ‘Gloriosa Vida dos Insetos’. A iniciativa tem lugar este sábado, pelas 11h00, e focar-se-á nas diversas espécies de insetos, com uma passagem pelo Departamento de Reserva, Conservação e Restauro. A ação é destinada a famílias com crianças entre os seis e os 12 anos, e incluí uma visita ao Museu do Benfica. O valor da entrada é o preço de entrada no Museu Cosme Damião, sendo necessária uma marcação prévia, através dos contactos museu@slbenfica.pt ou 21 721 95 90.

Na freguesia de São Vicente, destaque para a Feira da Ladra, que decorre todas as terças-feiras e sábados no Campo de Santa Clara. Aqui poderá encontrar artigos usados, velharias, colecionismo, antiguidades, artesanato, entre outros, a preços muito reduzidos.

Este sábado, no Beato, haverá, pelas 15h00 no Teatro Ibérico, um espetáculo do Grupo Coral e Cordofones da PT, e que decorre no âmbito do Dia Internacional do Idoso. Para assistir, terá que reservar o seu bilhete na Junta de Freguesia do Beato, ou através dos contactos 21 868 11 07 ou geral@jf-beato.pt.

No Parque das Nações, poderá ver, até ao próximo sábado, dia 15 de outubro, a exposição Cidades do Futuro, no Hotel Vip Arts. Esta mostra foi realizada pela comunidade de artistas do Parque das Nações Park.Arte e inclui trabalhos de pintura, escultura e fotografia, contando ainda com a participação das crianças do 2.º ano da Escola Básica e Integrada Vasco de GamNa Penha de França, haverá, este sábado, pelas 10h30, a apresentação do livro “À procura da borboleta que não tinha nome”, de Manuela Vidal, que vai contar uma história relacionada com técnicas de hipnose clínica para diminuir ansiedade nas crianças. A iniciativa tem entrada livre, e está aberta a famílias com crianças a partir dos 6 anos. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia para bib.pfranca@cm-lisboa.pt ou 218 172 410.

Na freguesia de Santa Maria Maior, poderá ver, de segunda-feira a sábado, e até ao dia 5 de novembro, a exposição ‘Holy’, na Galeria Santa Maria Maior, entre as 15h00 e as 20h00. ‘Holy’ é da autoria de Donna Ferrato e esta mostra integra a programação do 4º Imago Lisboa Photo Festival, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria renovada com a Junta de Freguesia.

No mesmo local, a EGEAC vai promover, neste sábado, uma visita guiada pela Sé de Lisboa, Mosteiro de São Vicente de Fora, e outros locais relacionados com a presença do Santo António. A visita é grátis e necessita de uma marcação prévia, feita através do email turismo@quovadislisboa.com.

No domingo, dia 16 de outubro, há outra visita guiada, desta vez pela zona do Bairro Alto, com partida da Praça Luís de Camões, na freguesia da Misericórdia, e que vai percorrer as diferentes casas, palacetes e palácios presentes naquela zona. Esta iniciativa tem o custo de cinco euros.

Na Praça da Alegria, na freguesia de Santo António, há, neste fim de semana, dias 15 e 16 de outubro, a FeirAlegria, com diversos produtos de artesanato. A iniciativa decorre entre as 09h00 e as 19h00 e tem entrada livre.

Quer comentar a notícia que leu?