SÍMBOLOS DA JMJ ESTÃO EM OEIRAS E ESTÃO QUASE A CHEGAR A LISBOA

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão quase a chegar a Lisboa, após terem passado por diversas cidades portugueses nos últimos meses. Esta semana, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora passaram por Odivelas, Sacavém, Amadora e Cascais. Atualmente, já estão em Oeiras, onde vão ficar este sábado, 22 de julho, durante todo o dia, antes de seguirem para Lisboa.

Por sua vez, a cruz representa a fé dos cristãos e o Ícone de Nossa Senhora, a Virgem Maria. Os dois símbolos da JMJ são transportados numa carrinha que, até ao momento, já percorreu mais de 40 mil quilómetros. Por fim, eles chegam a Lisboa este domingo, dia 23 de julho. Este sábado, a cruz e o Ícone de Nossa Senhora estão por Oeiras antes de chegar à capital.

No entanto, os dois símbolos da JMJ foram recebidos na Marina de Oeiras na noite desta sexta, 21 de julho, pelo Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, às 22h00. De manhã, passaram junto à Câmara Municipal de Oeiras, pelas 09h30, onde foi hasteada a bandeira da JMJ. No entanto, a população poderá ver os símbolos durante todo o dia, uma vez que vão passar por diversos locais em todas as freguesias do concelho, até às 19h00, hora a que começa uma Missa Campal, no Parque Urbano de Miraflores.

Ao final do dia, às 22h00, Isaltino Morais irá entregar os dois símbolos ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. Neste sentido, a passagem será junto ao terminal do elétrico 15, em frente à Biblioteca Municipal de Algés. Este domingo, pelas 17h00, os símbolos irão passar em Lisboa, numa cerimónia onde estará presente o edil lisboeta.

Símbolos serão levados até à Sé de Lisboa no domingo

De acordo com uma nota da CML, este será “um marco único na contagem decrescente para o início da JMJ”. No mesmo sentido, a cerimónia pretende assinalar a conclusão da peregrinação dos Símbolos por todo o país. Recorde-se que este périplo percorreu todas as dioceses do país entre novembro de 2021 e junho deste ano. Assim, os símbolos passaram por concelhos como Cascais (dia 21 de julho), Amadora (19 de julho), Loures (dias 16 e 18 de julho), Odivelas (dia 17 de julho) e também por Almada, entre os dias 18 a 26 de novembro do ano passado.

Por fim, o evento deste domingo contará com a presença do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Após a receção dos símbolos na Praça do Município, eles serão depois levados por vários grupos de jovens até à Sé de Lisboa. Esta peregrinação tem como objetivo anunciar o Evangelho e chamar a atenção da comunidade sobre a realidade onde reside. Ou seja, em África, os dois símbolos levaram a alguns jovens a refletir sobre a violência, entre outros temas, por exemplo.

Símbolos têm como objetivo despertar para a fé e a esperança

Por sua vez, a cruz peregrina é encarada como um sinal de fé. Ao longo dos anos, já passou por diversos locais pelo mundo inteiro. Desta forma, já passou pelo Ruanda, após este país ter sido atingido pela guerra civil e ainda por Nova Iorque, após os atentados do 11 de setembro de 2001, entre outros.

Já o ícone de Nossa Senhora, tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura. Está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. Neste sentido, em Roma, existe a tradição de o levar em procissão pelas ruas da cidade, para afastar perigos e desgraças. No entanto, o ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, na capital europeia, e é visitado frequentemente pelo Papa Francisco.


Por fim, a Jornada Mundial da Juventude realiza-se em Lisboa entre os dias 1 a 6 de agosto. Atualmente, a cidade já se prepara para receber os peregrinos e o Papa Francisco, que chega à capital portuguesa a 2 de agosto.

Quer comentar a notícia que leu?