UF Carnaxide e Queijas celebra parceria com a DECO

A União das Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) e a DECO celebraram, recentemente, uma parceria no sentido de garantir, aos fregueses, o atendimento individual, gratuito e confidencial na matéria da proteção do consumidor.

A DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) e a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) estabeleceram, recentemente, uma parceria para a criação de um gabinete de apoio aos consumidores locais. Este serviço é gratuito, individual e confidencial. Aqui, estará uma equipa especializada da DECO, que irá apoiar em áreas relevantes como as telecomunicações, a energia, as compras em loja e online. Também dará apoio na matéria dos transportes, seguros, habitação, gestão do orçamento familiar, reestruturação de créditos, entre outros.

Este projeto funciona na primeira sexta-feira de cada mês, na sede da UFCQ, em Carnaxide. A sessão seguinte funcionará na delegação de Queijas, de forma alternada. Igualmente, o serviço pode ser solicitado diariamente para tratamento mais rápido de todas as questões. Para além do apoio no tratamento de reclamações de consumo e aconselhamento financeiro, esta parceria permite ainda a realização de sessões informativas para a comunidade sobre temáticas úteis ao quotidiano dos consumidores.

Algumas temáticas que estarão em destaque são “Poupar é ganhar: poupe energia”; “Como sobreviver à inflação” ou “Faturas à lupa: saiba o que lhe está a ser cobrado”. Outro tema é ainda “Consumidores conscientes, compras inteligentes”, entre outras. Esta parceria com a DECO junta-se a um conjunto de serviços disponibilizados pela UFCQ. Algumas delas são apoio jurídico, apoio psicológico, entre outros. Desta forma, a União de Freguesias pretende melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Assim, passa também a integrar a Rede de Autarquias Parceiras da DECO.

As primeiras consultas já podem ser agendadas. A próxima será no dia 5 de abril, na sede em Carnaxide. A seguir, será a vez da delegação de Queijas receber o projeto, no dia 3 de maio.

Quer comentar a notícia que leu?