A The Browers Company, uma spin-off *do Super Bock Group, nasce para reforçar o papel e a intervenção da maior cervejeira nacional na promoção ativa da categoria de Cervejas em Portugal.
Será esta entidade a fazer a gestão do Browers Beato, um espaço polivalente que vai nascer no Hub Criativo do Beato, após o projeto de requalificação e modernização da antiga “central elétrica”.
O Browers Beato vai integrar uma microcervejeira para produção de cervejas em pequena escala, uma zona de restauração e uma área para eventos e workshops culturais e de promoção da experiência cervejeira, numa área de 700 m2, aproximadamente.
Este é um novo modelo de negócio na atividade do Super Bock Group através do qual a empresa continuará a dar o seu contributo para o crescimento da categoria de Cervejas em Portugal, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento deste pólo inovador que está a nascer na capital portuguesa, focado no empreendedorismo, na inovação e nas indústrias criativas. No total, o Super Bock Group vai investir 3 milhões de euros para dar vida ao novo Browers Beato.
O projeto arquitetónico terá assinatura de Eduardo Souto de Moura. É uma obra de reabilitação ambiciosa a que se vai iniciar em setembro de 2018 que, preservando a traça original do edifício, vai assumir um forte carácter de atualidade, modernidade e conforto num espaço adaptado para produção cervejeira. Prevê-se a sua inauguração ao público em outubro do próximo ano.
É sob a chancela The Browers Company que serão produzidas, no local, cervejas em pequena escala que vão conviver no mesmo espaço com outras marcas de cerveja nacionais e internacionais, tendo em vista oferecer um portefólio diversificado e de qualidade a todos os que visitem o Browers Beato. A esta experiência de consumo vão somar-se iniciativas para promover o conhecimento sobre esta bebida milenar tão apreciada em Portugal. Junta-se ainda uma zona da restauração, em parceria com o Grupo Multifood, para complementar a oferta cervejeira com o melhor da gastronomia.
O Browers Beato vai também acompanhar a dinâmica vivida pela comunidade empreendedora e criativa instalada no Hub Criativo do Beato e nas freguesias envolventes, pretendendo ser um eixo central de acesso público à Cultura e às Indústrias Criativas, nomeadamente com eventos e atividades colaborativas integradas nas áreas da Música e da Arte Pública e Urbana.
Recorde-se que a parceria entre o Super Bock Group, a Câmara Municipal de Lisboa e a Startup Lisboa assegura à empresa portuguesa a integração neste que promete ser o maior hub empreendedor e inovador nacional e um dos maiores da Europa, através de um conjunto de intervenções multidisciplinares, agora materializadas no Browers Beato.
O Super Bock Group partilha da visão da autarquia em posicionar Lisboa como uma cidade ainda mais aberta ao mundo, empreendedora, inovadora e criativa, com capacidade de atrair e reter talento nacional e estrangeiro.
O Super Bock Group desenvolve, anualmente, um conjunto de iniciativas e apoia instituições de referência nacional e diversos projetos, sobretudo através da marca Super Bock, no contexto do empreendedorismo, das indústrias criativas e da inovação, potenciando ambientes favoráveis para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais integrada e progressiva. Para além deste projeto no Hub Criativo no Beato, são exemplos o Super Bock CLAB – Laboratório Criativo, o Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves ou o MURO – Festival de Arte Urbana Lx_2017, que decorreu em Marvila e ao qual a marca se associou.
Em Lisboa, Super Bock tem estado associada a projetos de grande impacto económico e turístico, nomeadamente à Expo 98 e, mais recentemente, ao Festival Eurovisão da Canção. É também na zona oriental ribeirinha que é organizado o seu principal festival de Música, o Super Bock Super Rock (Parque das Nações) que acontece no próximo mês de julho.
*spin-off : Em negócios, o termo spin-off é utilizado para designar o processo de cisão entre empresas e o surgimento de uma nova empresa a partir de um grupo que já existe. Neste caso, acontece spin-off quando as organizações exploram um novo produto ou serviço a partir de um já existente.