O festival Sol da Caparica teve ontem uma visita inesperada: a do Primeiro Ministro, António Costa, que foi de propósito à Caparica para ouvir o seu amigo Luís Represas, a cantar Feiticeira, e as cantoras Mariza e Luísa Sobral.De calças de ganga e camisa a condizer, o Primeiro Ministro, António Costa, foi ontem à Caparica para relembrar alguns dos êxitos mais marcantes do amigo Luís Represas, nomeadamente «Navegar é Preciso» e «Feiticeira». Para surpresa de Luís Represas e do público, António Costa, e a mulher, Fernanda Tadeu, acompanhado pela presidente da Câmara de Almada, Inês Medeiros, e pelo presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Martins, o casal cantou, dançou, fotografou com telemóvel e acompanhou o cantor de «125 Azul» na performance com o público.Depois de um dia atarefado a tentar solucionar os problemas levantados com a greve dos motoristas de matérias perigosas, António Costa decidiu «recuperar de um dia stressante» ao som das músicas mais conhecidas de Luís Represas, Mariza e Luísa Sobral. «É sempre bom relembrar, foram as únicas palavras de António Costa ao jornal O Setubalense.
O «culpado» desta visita/surpresa de António Costa, o cantor Luís Represas, que fez questão em separar o homem, do primeiro-ministro, salientou: «Pessoalmente, é meu amigo desde há muito tempo. Como cidadão, António Costa mostra que gosta de assistir às grandes manifestações culturais, e este é um festival fantástico, e, como primeiro-ministro, revela que está sempre atento».
Inês Medeiros, também ela uma mulher das artes e das letras, também foi surpreendida por António Costa, mas fez questão de referir o apoio dado por «este governo às manifestações culturais».
Uma noite
em pleno
Mas, voltemos ao festival. A atuação de Mariza empolgou o público, tendo a artista interpretado alguns dos seus maiores êxitos. A audiência, entre os quais se incluiu também o Primeiro-Ministro, correspondeu à entrega em palco de Mariza.
Além de Mariza, atuaram no Palco Sagres Seu Jorge, Carlão, Luís Represas e Luísa Sobral no Palco Sagres. No Palco Fullest actuaram Jafumega, Fred, The Happy Mess, Dany Silva, Lookalike e Diana Lima. Diogo Batáguas, Gel e Rui Cruz animaram o público com as suas atuações humorísticas no Palco Comédia.
Hoje é dia de Capitão Fausto
e de Gabriel O Pensador
Para hoje estão previstas as actuações de Karetus, Richie Campbell, Ludmilla, Gabriel O Pensador, Boss Ac, Capitão Fausto no palco principal (Palco Sagres), a partir das 20 horas. Um pouco mais cedo, no Palco Fullest atuam os artistas Riot, Mishlawi, Plutónio, Supa Sqad , Força Suprema e Truekey.
No Palco Comédia vão atuar Guilherme Duarte, Vasco Correia e Ricardo Cardoso.
O primeiro dia do Festival foi marcado pela entrega da medalha de mérito cultural, pela Câmara Municipal de Almada, à cantora cabo verdiana Celina Pereira. Um reconhecimento do seu empenho na divulgação das artes e a sua dedicação às causas sociais.
Como era de prever, o público tem lotado o recinto do festival, no Parque Urbano da Costa da Caparica. A zona da restauração é uma as mais concorridas, com muita oferta para todos os gostos e sabores. E os dias quentes têm ajudado a manter a animação do público.