O formato circular é «tramado» para pessoas com pouco sentido de orientação, mas é o caminho para descobrir os tesouros que se escondem naquele que é ainda é um dos grandes mercados da cidade de Lisboa, o de Benfica.
Em forma circular, encontramos no mercado de Benfica, ao centro, o sector de peixe, no círculo seguinte o peixe e marisco congelado, logo seguido pelo sector das frutas e legumes e, no círculo final, as padarias, talhos, cafés e lojas diversas.
Um típico mercado lisboeta, aberto desde 1971, que durante a manhã é percorrido por dezenas de clientes que procuram os produtos fracos, diariamente renovados.
Em Benfica a grande aposta dos comerciantes é o preço. Algo que uma visita pelas diferentes bancadas permite constatar. Por exemplo, o preço da fruta e dos legumes são inferiores aos praticados nos super e hipermercados. A frescura dos produtos também é outra aposta dos vendedores, com a renovação diária dos produtos que têm à venda.
Serviço inovador
O Mercado de Benfica é o primeiro da rede “Mercados de Lisboa” a disponibilizar o serviço de entregas ao domicílio, um projeto promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Junta de Freguesia de Benfica.
Este serviço está disponível para clientes particulares e profissionais da restauração. E para o poderem usufruir, têm de fazer compras no valor mínimo de 5€ para clientes particulares e 50€ para profissionais da restauração, existindo também horários de entrega e áreas limite definidas para cada um destes segmentos de clientes.
O raio de entrega das compras é de cinco quilómetros para os profissionais da restauração e até 20 quilómetros para clientes particulares.
Visões diferentes sobre o negócio


Refere que o “negócio diminuiu, para pior. E isto é assim de há 10 anos para cá”. “Temos preços muito mais baratos que essas superfícies e a frescura nem se compara”. Esta comerciante está pessimista quanto ao futuro, pois para ela “os mercados têm tendência a acabar”.
Para Lurdes “o negócio também está péssimo”. Dona de uma banca de fruta e legumes há mais de 20 anos, a esperança de dias melhores são poucas.
E as razões apontadas são as mesmas que outros comerciantes: “Com duas grandes superfícies aqui perto isto só pode estar péssimo. Com a concorrência deles não se vai a lado nenhum”.
“Mesmo com as melhorias introduzidas no mercado, não se está a conseguir angariar mais clientes”, refere esta comerciante.
Nem os clientes escapam a esta polémica. Para Carla Borges, cliente, “este mercado é uma mais-valia para os consumidores, devido aos preços praticados e à frescura do que encontramos aqui”. No seu entender; “os supermercados não vieram tirar clientes ao mercado, porque aqui o atendimento é diferente, mais personalizado”.
Já Carminda Freitas, também cliente, tem uma opinião diferente: “Já venho aqui há anos e, nos últimos tempos, vejo que existe menos gente a comprar”. As causas são óbvias: “Abriram os supermercados e os clientes fugiram”.



