«Prometemos e cumprimos». Esta foi a frase que o atual executivo da Câmara Municipal de Almada, liderado por Inês Medeiros, utilizou durante a sessão pública, no Auditório Municipal Romeu Correia, para apresentar o balanço de dois anos de governação.
Inês de Medeiros protagonizou uma das vitórias mais comentadas nas últimas eleições autárquicas ao conquistar a Câmara de Almada à CDU – a autarquia esteve sob a alçada comunista desde 1976. Dois anos volvidos, a autarca de Almada lembra que houve boas reações à chegada do novo executivo – que além da presidente é composto por três vereadores do PS e dois do PSD com pelouros, e mais quatro da CDU e uma do BE sem pelouro.
Durante a apresentação pública, o atual Executivo da Câmara Municipal de Almada, chefiado pela socialista Inês Medeiros, deu a conhecer as grandes metas já atingidas, num trabalho realizado durante os primeiros dois anos do mandato 2017/2021, em todas as áreas de responsabilidade municipal.
O vice-presidente da edilidade, João Couvaneiro, abriu as «hostilidades» e falou dos investimentos que foram realizados nos domínios da reabilitação das escolas, apoios aos alunos do concelho no desporto. João Couvaneiro anunciou ainda que vai ser lançado o projeto «de mentorias intergeracionais, com as Universidades Séniores».
Para este vereador, o concelho está a requalificar «o espaço público» e que existem planos para o reforço dos parques infantis, para remodelação dos viveiros do Alto do Moinho e que vão ser criados corredores verdes em Almada.
Para os próximos dois anos, Nuno Matias anunciou a criação do Regulamento Municipal do arvoredo e, também, a criação de mais espaços verdes, nomeadamente no Parque Urbano do Pragal.
A pensar no futuro
«Com o foco e os olhos no presente e a pensar no futuro», a vereadora Francisca Parreira analisou todas as medidas que foram tomada e estão a ser tomadas no âmbito da prevenção e combate a sinistros.
Almada Segura foi o título que escolheu para falar sobre os Riscos Costeiros; Operação Floresta Segura Floresta Verde; Ações de limpeza e gestão de combustíveis nas áreas florestais; Aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta; Criação das Equipas de Intervenção Permanente – ANEPC; Programa Praia Protegida; Programas Voluntários de Proteção Civil; e do Teste Operacional aos Planos Externos de Emergência das Indústrias SEVESO.
Almada inclusiva
Por seu turno, a vereadora Teodolinda Silveira defendeu que o «desenvolvimento social têm duas palavras chaves: solidariedade e coesão». E, por isso, falou da teleassistência de apoio a idosos, do plano municipal de integração de migrantes e do plano local de integração da comunidade cigana, não esquecendo o projeto de Alfabetização de Adultos (Trafaria) e promoção do Plano Almada Qualifica +.
A Higiene urbana e a substituição da frota, com a aquisição de 10 novas viaturas, foram outros dos temas abordados pela autarca que, por várias vezes, se referiu ao Banco Local de Voluntariado e do Plano Local de Apoio a Cuidadores.
Segundo Miguel Salvado, o parque automóvel e de máquinas «estava muito degradado, com custos de manutenção muito elevados e que, de certa forma, inviabilizava a prestação de um serviço de qualidade à população.
Investimentos vários
Miguel Salvado, que falou das várias obras em curso e também das que vão ser lançadas, recordou que foram «gastos» 6 milhões de euros «na reparação e empreitadas de pavimentos pedonais e rodoviários».
Os novos equipamentos de limpeza urbana, adquiridos por Miguel Salvado, foram: 10 viaturas de recolha de resíduos; 2 viaturas para recolha de monos; 2 tratores agrícolas para limpeza de praias e desmatação de terrenos; 1 máquina para limpeza do areal das praias; 7 viaturas pesadas de mercadorias de 7 toneladas e de cabine dupla.
Miguel Salvado aproveitou ainda para anunciar investimentos de cerca de 300 mil euros para empreitadas de iluminação pública em todo o concelho.
Inês Medeiros salientou que tem sido feita «uma gestão eficiente do erário público, dando uma espacial atenção às pessoas. Asseguramos uma boa administração financeira, cumprindo todas as normas».
A presidente da autarquia referiu-se, por outro lado, à Almada Dinâmica, Inovadora e Sustentável; Requalificação e animação do Mercado das Torcatas; Requalificação da Feira do Levante; Remodelação do Parque Infantil das Bicicletas e ao primeiro Parque Infantil Interativo e 100% Inclusivo.
Sublinhando que a área da cultura «é a sua praia», Inês Medeiros deu especial destaque aos grandes eventos culturais que sucedem no concelho. Assim falou do Mundialito de Futebol de Praia; do Festival O Sol da Caparica 2019 com a maior assistência de sempre; da Criação do Feliz Almada; do Lançamento da Casa da Dança; e, como não poderia deixar de ser, da nova dinâmica da Casa da Cerca.