As manifestações de solidariedade multiplicam-se um pouco por todo o País. Das grandes empresas, passando pelas firmas familiares, até às pequenas e microempresas, todos estão a colaborar na entrega de doações para minimizar os riscos de contágio por Covid-19.
Já são várias as empresas que se juntaram à campanha «Portugal precisa de nós!» da Associação das Empresas Familiares, nomeadamente: A Sousa & C.ª (Braga) – fatos, luvas, máscaras, etc; B2R (Loures) – viseiras; Codexdetail (Guimarães) – máscaras e batas; Inforlandia (Lisboa)- ventiladores e máscaras; Livrário (Tomar) – viseiras; Plastidom (Leiria) – viseiras; Ropre (Covilhã) – máscaras e viseiras; NS Texteis (Santo Tirso) – toucas, máscaras, manguitos e cobre sapatos; The Loving Chair Company (Ermesinde) – máscaras.
Histórias que estão a fazer a diferença
Do vasto leque de empresas que já aderiram a esta campanha existe um conjunto de grandes e médias empresas que estão a «fazer a diferença» e que mudaram algumas das suas linhas de produção para fabricarem produtos que são essenciais ao combate do Covid-19. Entre elas está a Delta Cafés que está a produzir máscaras e luvas.
João Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, sublinha que «de norte a sul do país e tendo em conta o momento que vivemos, estamos mobilizados, dentro das nossas possibilidades, para ajudarmos as instituições que estão a trabalhar arduamente no combate a esta pandemia», produzindo material de proteção individual, máscaras e viseiras, numa das unidades do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, distrito de Portalegre, para auxiliar os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19.
Algum desse material já foi entregue a hospitais do Alentejo para ajudar na proteção dos profissionais de saúde. A Delta também está a distribuir café pelas unidades de saúde do país.
Por seu turno, a Hovione está a produzir 40 toneladas de gel por semana álcool gel para fornecer hospitais, forças de segurança e demais instituições. A farmacêutica portuguesa decidiu dedicar uma das linhas de produção da sua fábrica em Loures.
«Com esta iniciativa, ajudamos a responder à necessidade de preencher as falhas de fornecimento de gel desinfetante no país, em particular nas unidades de saúde e outras entidades oficiais diretamente envolvidas na contenção da pandemia Covid-19», refere a Hovione em comunicado.
«Trata-se de uma doação da Hovione num momento em que Portugal inteiro deve mobilizar-se para ajudar a reduzir o impacto e a propagação do Covid-19», afirma a empresa.
Por seu turno, a produtora de vinhos José Maria da Fonseca juntou-se à destilaria Levira para transformar álcool em desinfetante. A José Maria da Fonseca (JMF), localizada em Azeitão, estabeleceu uma parceria com a Destilaria Levira para produzir 5.000 litros de álcool gel a serem doados a instituições de saúde, de solidariedade social, forças de segurança e de socorro. A unidade de destilação está a transformar em gel desinfetante para mãos o álcool vínico para a produção de Moscatel de Setúbal.
«Através desta doação, queremos mostrar o nosso apoio e solidariedade para com várias instituições de saúde, solidariedade social, forças de segurança e socorro. Estamos conscientes do papel preponderante que cada uma delas desempenha junto da comunidade local e quisemos contribuir desta forma para que elas disponham de uma maior quantidade de desinfectante para as mãos, de forma a prevenirem e tratarem a infecção do Covid-19», realça António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca.
Entretanto, o Super Bock Group e a Destilaria Levira anunciaram uma parceria para a produção de gel desinfetante para as mãos, que será oferecido a três unidades hospitalares. Inicialmente, cerca de 56.000 litros de álcool, que seriam destinados à produção de cerveja sem álcool, serão convertidos em aproximadamente 14.000 litros de álcool gel para as mãos, pela Destilaria Levira, anuncia o Super Bock Group, em comunicado.
De autoclismos à produção de viseiras
Já a OLI, a maior produtora europeia de autoclismos, está a fabricar viseiras para doar a hospitais. A empresa de Aveiro tem uma capacidade instalada para 20 mil viseiras por semana, estando a produzir um suporte de viseira para auxiliar a proteger os profissionais de saúde no tratamento dos doentes com o novo coronavírus.
Em Aveiro, onde está sediada a sua fábrica, que continua a laborar 24 horas por dia, sete dias por semana, a OLI fabrica 20 mil unidades por semana (cerca de 80 mil por mês), anuncia a empresa em comunicado. Este material está a ser entregue, gratuitamente, a vários hospitais do país, em especial a Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo, desde o dia 6 de abril.
Apoio financeiro e oferta de bens alimentares
A Sovena, por seu turno, está a dar apoio financeiro e produtos dentro e fora de Portugal. O produtor das marcas como Oliveira da Serra e Fula implementou, em conjunto com o Banco Alimentar, um plano de apoio à Rede de Emergência Alimentar para levar alimentos à população mais necessitada.
Por último, os laboratórios Germano de Sousa estão na linha da frente do rastreio à COVID-19.
Acho muito bem a ajuda de todos os que Podem, um bem Haja.