OEIRAS INAUGURA MONUMENTOS AO FUTEBOL

Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, e Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, na presença do sempre capitão de futebol, Humberto Coelho, inauguraram duas esculturas à porta da Cidade do Futebol.

No dia em que o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi reeleito e em que se comemora o 4º aniversário de Portugal ter conquistado o título de Campeão Europeu de Futebol, foram inaugurados dois monumentos escultóricos às portas de acesso à cidade do Futebol, em Oeiras, que valorizam a candidatura do concelho a Capital Europeia da Cultura.

Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, inauguraram os monumentos, da autoria do escultor Júlio Quaresma, alusivos à temática do Desporto e do Futebol.

» Se por um lado, a criação destas duas rotundas junto à Cidade do Futebol visou a segurança, nomeadamente na regularização do trânsito automóvel, por outro as mesmas assumem um contributo na qualificação urbanística, valorizando com Arte, os espaços públicos do concelho», defendeu o presidente da Câmara de Oeiras.

Oeiras – segundo o autarca – tem apostado no aumento do património artístico no espaço público, estando representados no território alguns dos maiores vultos contemporâneos no campo das artes e da escultura. É o caso do Parque dos Poetas, onde estão representados 40 dos maiores escultores contemporâneos. E também em cada localidade, em cada espaço do território, estamos a reabilitar e a expandir os espaços com Arte. Todas estas ações, como fez questão de referir Isaltino Morais, dão consistência à candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027.

«Queremos ser uma capital da cultura e estes monumentos não se encerram na sua dimensão ligada ao futebol, pois Oeiras vai candidatar-se a Capital Europeia da Cultura em 2027», lembrou o presidente da CMO.

Voltando ao futebol, em dia de reeleição como presidente da FPF e no dia em que se assinalam quatro anos sobre a conquista do Euro’2016 pela Seleção Nacional de futebol, Fernando Gomes sublinhou a importância da data e considerou que as duas esculturas inauguradas são um presente apropriado.

Centro de Enfermagem Queijas

«Houve grande felicidade na escolha da data para esta cerimónia, pois Portugal festeja hoje quatro anos sobre a conquista do primeiro título europeu, o dia mais feliz da sua história de 106 anos. A belíssima obra do mestre Júlio Quaresma, evocativa do caráter histórico e cosmopolita do futebol, é o melhor dos presentes», disse Fernando Gomes, manifestando a sua «enorme gratidão» pelas obras, que considerou serem «dois monumentos felizes e exemplos da relação de proximidade entre Oeiras e o Futebol».

Já Isaltino Morais lembrou que a FPF é «um parceiro fundamental na simbiose entre o município e o futebol, salientando que as duas obras que recebem os visitantes da Cidade do Futebol são uma valorização para o espaço e uma homenagem pelo esforço, trabalho e dedicação do futebol».

Para o autarca de Oeiras é «um grande orgulho ter a FPF no município», recordando que as duas esculturas são também exemplo da aposta que Oeiras quer fazer no plano cultural.

Por seu turno, o escultor e arquiteto Júlio Quaresma, autor dos dois monumentos, a ‘Porta para a Glória’, na rotunda norte, e ‘Mundo do Futebol’, na rotunda sul, considerou que criar um parque escultórico «é uma aposta acertada de Oeiras, que assim consegue democratizar a cultura e criar no município uma oferta turística diferenciada».

«Estes monumentos refletem o passado e uma visão de futuro, evocando a história, a globalização do futebol e seu impacto enquanto elemento agregador de pessoas e de humanidade, sem esquecer a importância dos materiais, a cor e a luz, numa dinâmica e alegria de sedução», revelou o artista luso-angolano.

Na rotunda norte, o conjunto escultórico com o título ‘Porta para a Glória’ faz referência ao jogador de futebol a rematar à baliza, num contexto de movimento e ascensão.

Na rotunda sul, o conjunto escultórico com o título ‘O mundo do Futebol’ é alusivo à história e percurso ao longo dos tempos do jogo de futebol e da importância e universalidade do desporto, projetando dois postes verticais de balizas e um elemento esférico, a bola de futebol/globo terrestre.

Segundo explicou Isaltino Morais, a autarquia decidiu instalar soluções esteticamente interessantes e de notoriedade, de qualidade e expressivamente alusivas à temática do Desporto e do Futebol, numa interpretação direta sem necessidade de uma leitura detalhada, ou de contemplação demorada.

Por último, Isaltino Morais revelou que as obras dos artistas que concorreram a este «projeto escultórico», nomeadamente os escultores João Duarte, José Lelo e Moisés Paulo, vão ser «instaladas» em outros espaços públicos de Oeiras.

 

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?