Até ao final do mês de agosto vai ser possível ler livros e jornais nas praias de Oeiras. Apesar dos condicionamentos provocados pela pandemia, as bibliotecas de Oeiras vão instalar balcões itinerantes para fornecerem livros e jornais aos veraneantes.
Desde 13 de julho e até ao final de agosto, as Bibliotecas Municipais de Oeiras instalam um balcão no Passeio Marítimo (durante duas horas no período da manhã), em pontos diferentes e aleatórios entre as praias de Paço de Arcos e da Torre, onde se oferecem não só livros provenientes de ofertas (e que, não sendo incorporados na coleção das Bibliotecas, ganham assim uma nova vida nas mãos dos leitores), mas jornais e revistas.
«Faz-se a oferta e não o empréstimo, porque dinâmicas como a partilha de revistas e jornais entre utilizadores se demonstrou pouco avisada», refere a Câmara Municipal de Oeiras.
Esta iniciativa foi a solução encontrada nesta fase de pandemia, que gorou os planos traçados para as Bibliotecas de Praia de Oeiras para este verão. De facto, estava previsto triplicar este ano a presença das bibliotecas nas praias do concelho, sendo que em Paço de Arcos (onde a Biblioteca de Praia já marca presença há vários anos) seriam alargadas as instalações e também seriam criadas bibliotecas nas praias de Santo Amaro e Torre.