Apesar do agravamento da crise pandémica, Oeiras não quis deixar «passar em branco» o Dia de São Martinho e o início da época natalícia e, por isso, ontem distribuiu 5 toneladas de castanhas e procedeu à inauguração de milhares de luzes que vão animar o Natal deste ano.
A Câmara de Oeiras distribuiu, ontem, dia de São Martinho, ofereceu à população do concelho cerca de 5 toneladas de castanhas, mas devido ao atual contexto pandémico e para garantir as condições de segurança, optou por comemorar o Magusto com a oferta de castanhas ao longo de todo o dia às instituições do concelho.
Mas, para além das castanhas, o dia ficou marcado com o arranque oficial da época natalícia com a inauguração de milhares de luzes que transmitem a «mensagem» que, apesar de diferente, o Natal é para celebrar, na esperança de que «melhores dias virão».
Habituados à tradicional festa do Magusto de Oeiras que anualmente mobiliza, no dia 11 de novembro, milhares de pessoas ao centro da vila para comer castanhas, o presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, optou este ano por oferecê-las aos funcionários do Município, às instituições sediadas no concelho e outras ainda distribuídas em alguns pontos das freguesias.
Ao todo foram oferecidas 5 toneladas de castanhas, distribuídas por lares, creches, lares, centros de dia, universidade sénior, bombeiros, polícia, entre outras instituições, num total de 106. A oferta estendeu-se também aos funcionários do Município, com castanhas entregues em todos os departamentos. Também as uniões de freguesia Algés, Cruz – Quebrada Dafundo, Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, Carnaxide e Queijas, Barcarena e Porto Salvo tiveram castanhas assadas.