MÉDICOS E ENFERMEIROS FORAM OS PRIMEIROS A SER VACINADOS

No sábado chegaram a Portugal as primeiras 9750 doses da vacina contra a covid-19 e hoje, domingo, iniciou-se o plano de vacinação que começou nos profissionais de saúde.

António Sarmento, 65 anos, diretor do serviço de infeciologia do Hospital de São João, no Porto, foi a primeira pessoa em Portugal a receber a vacina contra o Covid-19. A vacinação ocorreu às 10.07 horas deste domingo e terminou com aplausos dos presentes, entre os quais Marta Temido, ministra da Saúde. Mais tarde, em Lisboa, a médica Maria Carvalho foi a primeira profissional de saúde a ser vacinada contra a COVID-19 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O plano de vacinação começou com os profissionais de saúde por estarem na linha da frente no combate à pandemia – e para darem o exemplo. Assim, os primeiros a receberem este fármaco foram médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde. Mas, entretanto, o Governo lançou um simulador na internet que permite responder à pergunta que se segue: quando vou poder ser vacinado?

«Tranquilo, confiante, otimista», assim se manifestou António Sarmento. «O risco não é zero, mas não é zero para nenhuma medicação nova», referiu o clínico, para quem os efeitos secundários são perfeitamente normais, como o são noutras vacinas. «A História diz-nos que as vacinas são seguríssimas», vincou.

Já a ministra da Saúde, Marta Temido, destacou um «momento cheio de simbolismo e de esperança», simbolizando «a capacidade que tivemos de trabalhar em conjunto», enalteceu.

Segundo a ministra da Saúde, este momento é um «marco histórico para todos nós, é um dia importante depois de um ano tão difícil para a maioria de nós, para os portugueses, para os europeus em geral, em que foi tão difícil ter de lidar com tanta incerteza, em que foi difícil ter de lidar com tantas circunstâncias novas e em que foram pedidos tantos sacrifícios. Abre-se agora uma janela de esperança com uma vacina que se espera que, no próximo ano, nos ajude a combater a doença, sem que nos esqueçamos que neste momento ainda estamos no início do inverno. Há ainda um combate muito grande por fazer, mas há agora uma oportunidade e uma esperança que resulta da nova vacina».

Do ponto de vista de Marta Temido, o momento que o país está a viver, com a distribuição das primeiras vacinas pelas empresas farmacêuticas, em Portugal e um pouco por todo o mundo, «simboliza também o que é a capacidade da ciência de ajudar a resolver problemas novo».


Para a ministra, o Governo, os profissionais de saúde e os portugueses em geral «arrancam para 2021 com esperança e energia redobrada» face à necessidade de dar resposta ao «muito que importa fazer no contexto da luta contra a pandemia da covid-19».

Plano de vacinação para o País

Segundo o governo anuncia, a vacina é gratuita e facultativa e vai ser administrada de acordo com grupos prioritários já estabelecidos pelas autoridades de saúde.

Entretanto, no sábado, dia em que as primeiras vacinas chegaram a Portugal, o Governo lançou um portal na Internet, com o intuito de esclarecer os cidadãos e responder às questões mais comuns.

Paralelamente, foi também lançado um simulador que permite a cada cidadão saber quando vai ser vacinado. Não o dia exato, claro está, mas em que grupo se enquadra e em que altura do ano está prevista a administração da sua vacina.

A página estabelece apenas uma previsão e não permite a marcação da vacina. O que vai acontecer é que, na altura prevista para a vacinação do seu grupo, deverá receber um sms a questionar se quer ou não ser vacinado. Se responder “não” ou não responder, não volta a ser contactado. Se responder “sim”, deverá ser posteriormente contactado para marcar a data concreta da administração da vacina.

1 COMENTÁRIO

Quer comentar a notícia que leu?