Quórum Ballet e OCO vão dar espetáculos gratuitos este sábado na Plataforma Mural 18, um programa que resultou de uma candidatura apresentada pela AML de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.
A Companhia Quórum Ballet e o grupo OCO vão dar espetáculos gratuitos, a partir das 21horas, em streaming, sábado, 20 de fevereiro, na plataforma Mural 18 da Área Metropolitana de Lisboa que está a desenvolver uma programação cultural diversificada, que une agentes culturais, municípios e cidadãos.
O Grupo OCO, formado em 2004, tem criado sonoridades experimentais, ritualistas e intemporais dos quatro cantos do mundo, refere um comunicado da AML, sublinhando a quantidade de referências e a mistura de sons são tão particulares, que não se encaixam num género ou numa área geográfica. «É uma verdadeira expedição sonora pela word music, que une o ancestral e o moderno, o Ocidente e o Oriente», adianta p comunicado. O concerto, promovido pela Câmara municipal da Sintra, terá transmissão às 21h00.
O bailado “Sagração da Primavera”, da Companhia Quórum Ballet, está recheado de referências e influências chinesas, numa homenagem à antiga tradição portuguesa de viajar pelo mundo. A principal inspiração para esta criação veio do Exército de Terracotta, de Qin Shi Huang.
Este é um espetáculo que busca romper com a peça musical de Stravinsky e a coreografia de Nijinsky A Sagração da Primavera é, por isso, o território onde artistas portugueses e chineses se encontram.
O Mural 18 está a desenvolver uma programação cultural diversificada, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.