O pavilhão da Escola Bartolomeu Dias, em Sacavém, vai ser transformado num novo centro de vacinação anti-covid do concelho de Loures, anunciou, hoje, o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, que diz «estar a aguardar uma comunicação do ACES» para abertura desse equipamento.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, revelou hoje que o segundo centro de vacinação contra a COVID-19 no concelho vai ser instalado, brevemente, em Sacavém, tendo a edilidade disponibilizado todo o equipamento e material necessário para a abertura do centro.
Assim, e segundo Bernardino Soares, o pavilhão da Escola Básica Bartolomeu Dias, em Sacavém, está a ser preparado para que, dentro do mais curto espaço de tempo, possa estar operacional para receber as equipas da saúde pública responsáveis pelo processo de vacinação.
«O ACES Loures/Odivelas aceitou a proposta de instalação de um centro de vacinação na zona oriental do concelho e já foi feita, esta semana, uma primeira articulação com a escola e o agrupamento», revelou Bernardino Soares, salientando que o concelho já está classificado como de risco moderado.
«A Câmara está a acompanhar toda a situação, mas o ACES comunicou-nos que não tem materiais e equipamentos para a instalação do centro de vacinação, como material clínico e cirúrgico, marquesas, cadeirões de repouso, entre outros», afirmou o autarca, acrescentando que o município «se disponibilizou para comprar os materiais e até já entrou em contacto com fornecedores da área da Saúde».
«Não será por falta de material que o centro de vacinação não abrirá», salientou Bernardino Soares, garantindo, ainda, que, neste momento, a maioria dos lares já estão vacinados com a primeira dose, faltando aqueles em que se registaram surtos», prevendo que apenas os utentes e profissionais de 5 lares fiquem «sem a segunda dose».
O autarca divulgou, por outro lado, que 73 bombeiros já tomaram a segunda dose de vacina e que 198 tomaram a primeira dose, estando a aguardar vacinação cerca de 100 bombeiros.
Dez mil pessoas vacinadas
Em jeito de balanço da evolução da pandemia no concelho, Bernardino Soares revelou, no decorrer da Assembleia Municipal, a decorrer, que já foram, entretanto, vacinados mais de dez mil munícipes do concelho contra a COVID-19. «É um número positivo, apesar da limitação do número de vacinas disponíveis», confessou o presidente da Autarquia.
Segundo dados disponibilizados pelo ACES Loures/Odivelas, Bernardino Soares adiantou que se registou uma diminuição significativa de novos casos, revelando que, «na semana passada, apenas se registaram 155 novos casos, o que dá uma média de 22 casos/dia».
Estes números trouxeram, também, um «novo fôlego» ao Hospital Beatriz Ângelo, que registou um decréscimo do número de infetados hospitalizados.