O presidente da Câmara de Lisboa inaugurou, hoje, o sétimo centro de vacinação contra a covid na cidade, com capacidade para vacinar 190 pessoas/dia. O centro, localizado no edifício dos Serviços Sociais da CML, nas Olaias, vai contribui para a vacinação de 70 mil pessoas na primeira fase.
No dia em que se inicia a vacinação contra a Covid 19 em mais um (o sétimo) centro criado especialmente para o efeito na cidade de Lisboa, o presidente da autarquia, Fernando Medina, deslocou-se aos Serviços Sociais da CML, onde funcionará esse centro para vacinar os utentes das unidades de saúde do Areeiro e Arroios.
Acompanhar de perto o processo de vacinação em que a Câmara de Lisboa está envolvida no terreno foi o principal objetivo da visita de Fernando Medina que fez questão de destacar o empenhamento da autarquia em criar centros de vacinação por várias zonas da cidade de Lisboa, em articulação com o Ministério da Saúde.
Segundo revelou, os centros vão localizar-se na Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Hospital Pulido Valente, na sede da Assembleia Municipal de Lisboa (Av. De Roma), Pavilhão Manuel Castelbranco (São Vicente), Pavilhão da Ajuda, Picadeiro e Altice Arena.
Para Fernando Medina, que se escusou a comentar a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, o seu grande objetivo, nos próximos meses, é ter» a cidade de Lisboa toda vacinada, protegendo assim todos os lisboetas».
O autarca realçou o desafio que tem em mãos, sublinhando «acima de tudo há um foco de concretizar o plano de vacinação que é da maior importância para podermos virar a página relativamente à pandemia».
Fernando Medina considerou, por outro lado, que abertura do sétimo centro de vacinação contra a Covid-19 em Lisboa «é um passo de grande importância», destacando a articulação entre os vários profissionais intervenientes.
«Quero deixar aqui uma palavra de reconhecimento e de agradecimento a todos os profissionais: os enfermeiros, os médicos, elementos da Proteção Civil Municipal, bombeiros, todos os voluntários. Esta é uma operação conjunta ao serviço da população», salientou.
Segundo Medina, até hoje foram vacinadas nas unidades existentes na cidade cerca de oito mil pessoas. Nesta primeira fase, a capital pretende vacinar 70 mil pessoas dos grupos prioritários.
Para facilitar o acesso dos mais idosos à vacinação, a Câmara está a disponibilizar um serviço de táxi gratuito, que funciona através de chamada telefónica.
Como solicitar o serviço de transporte em táxi
- ligue o 218 172 021
- identifique o nome do utente, a morada completa, número de telemóvel/telefone, e o centro de vacinação de destino
- indique a hora de saída, tendo o tempo de deslocação e a hora da vacina
- se necessitar de ajuda para entrar ou sair do veículo, indique por favor ao operador
Depois de ser vacinado, para pedir o serviço de regresso à sua casa deve voltar a contactar o número 218 172 021, e referir a informação identificada para o transporte de ida.
O pedido pode ser solicitado pelo utente, Centro de Vacinação ou pela Junta de Freguesia.
#ComércioNaLinhaDaFrente