LINDA-A-VELHA COM NOVO ESPAÇO DE RECOLHA DOS CENSOS

A partir de hoje, quinta-feira, o Posto de Atendimento de Linda-a-Velha dos Censos de Linda-a-Velha passa a ser no Largo do Mercado, em vez de ser no Espaço União. Recorde-se que o período de resposta aos Censos 2021 arrancou no dia 19 de abril.

A União de Freguesias de Algés. Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo disponibilizou três E-balcões para auxiliar os cidadãos a darem respostas aos questionários da segunda fase dos Censos 2021. Entretanto, a partir de hoje, o balcão de Linda-a-Velha passa a funcionar no Largo do Mercado, em vez de ser no Espaço União.

O XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, iniciado no principio de abril, é a maior operação estatística nacional, realizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A União de freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo instalou três balcões para ajudar as pessoas a preencherem os questionários.

Mas, no atual contexto epidemiológico, este modo de recolha de dados reveste-se da maior relevância, tendo em conta que minimiza os contactos entre recenseadores e a população. Para as situações em que a resposta pela Internet não seja possível, o INE disponibiliza outros modos de resposta, nomeadamente: Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial; E-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública; Autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protocolo de Saúde Pública.

A União de Freguesias vai ter disponíveis três E-balcões, para facilitar a resposta aos questionários pela internet e prestar o apoio e esclarecimentos necessários à população, nos seguintes locais: Sede da União de Freguesias, na Rua Parque Anjos, nº 8 A; Posto de Atendimento da Cruz Quebrada-Dafundo, na Rua Policarpo Anjos, nº 50; e no Mercado de Linda-a-Velha.

Se já recebeu a carta do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos os Censos 2021, saiba que podia começar a responder desde segunda-feira, dia 19 de abril, data em que arranca o período de resposta. Assim, se tiver alguma dificuldade pode dirigir-se ao novo espaço da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo.

Todos os cidadãos devem preencher os Censos “preferencialmente pela internet” através do site https://censos2021.ine.pt/ , mas também o podem fazer através do telefone (21 054 20 21), que além de ser uma linha de apoio permite, pela primeira vez, responder aos Censos.


Quer comentar a notícia que leu?