A Casa Europa-Centro Europeu Intergeracional é um projeto da Associação Juvenil ProAtlântico de promoção da longevidade ativa de idosos através da Academia Sénior e do Espaço Saúde, bem como de integração na vida ativa dos jovens através do Centro de Formação.
Promover a interação de jovens e idosos é um dos objetivos da Casa Europa- Centro Intergeracional que pretende dar oportunidades a jovens e idosos de desenvolverem intercâmbios (atividades conjuntas) com jovens e idosos de outros países europeus.
Este espaço, sediado na antiga escola EB1 Roberto Ivens, na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada-Dafundo, com quem mantem uma ótima relação de cooperação, foi cedido pelo município de Oeiras ao projeto ProAtlântico, com o objetivo de integrar num só espaço diferentes valências. A ideia é realizar várias atividades gratuitas para jovens e idosos. A ProAtlântico investiu cerca de 200 mil euros nas obras de recuperação do edifício.
O projeto, que apoia a longevidade ativa da população idosa, funciona a partir de uma parceria entre a Academia Sénior e o Espaço Saúde, prestando, ao mesmo tempo, apoio social à comunidade, através do Banco de Voluntariado, do Apoio Domiciliário e da Cantina Social.
“O nosso principal objetivo é trabalhar na formação de jovens, dando-lhes mais oportunidades para ganharem competências e tornarem-se melhores indivíduos e melhores cidadãos, oferecendo-lhes possibilidades de integrarem o mercado de trabalho”, adianta Nuno Chaves.
Desde 2003 que a ProAtlântico desenvolve projetos financiados pela Comissão Europeia, o que permite «receber jovens estrangeiros que vêm fazer voluntariado a Portugal, por períodos de 10 meses a um ano, bem como enviarmos jovens portugueses para fazer voluntariado no estrangeiro (cerca de 200 anualmente)”, adianta este responsável, acrescentando que estas ações são “a custo zero”.
Juntos por Mais Projeto
A nível local, esta instituição está a realizar, há 15 anos, um projeto denominado “Juntos por Mais” (integrando 40 instituições do concelho de Oeiras) que desenvolve atividades, ao longo de todo o ano, para idosos, pessoas com deficiência ou com doença mental. Antes da pandemia, este programa destinava-se a 200 ou 300 pessoas”.
Assim e com o contributo das instituições e com algum financiamento do município, a ProAtlântico realiza atividades onde é possível juntar utentes de diferentes comunidades para todo o tipo de convívios. Geralmente, o local escolhido para estas ações é a Casa Europa.