São quatro as praias de Oeiras (Caxias, Paço de Arcos, Santo Amaro e Torre) que este ano voltam a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade das águas.
Oeiras, com quatro praias com Bandeira Azul, é um dos 9 municípios costeiros, localizadas na área de concessão da Tejo Atlântico, a quem foram atribuídas Bandeira Azuis em Portugal.
«As 41 praias agora galardoadas, representam a entrada de três novas praias comparativamente ao ano de 2020. São também um reflexo direto do trabalho realizado pela Tejo Atlântico 24 horas por dia, 365 dias por ano, na proteção da qualidade dos rios, ribeiras e praias», salienta em comunicado as Águas do Tejo Atlântico.
Segundo essa nota à imprensa, «as novidades são Óbidos, pela primeira vez em duas praias, Bom Sucesso e Rei Cortiço e a Lourinhã que viu galardoada mais uma praia, Areia Branca-Foz».
As 41 praias galardoadas com Bandeira Azul, pela ABAE, na área de abrangência da Águas da Tejo Atlântico foram (de norte para sul):
Alcobaça (2): Paredes de Vitória; S. Martinho do Porto,
Nazaré (2); Nazaré; Salgado
Caldas da Rainha (2): Foz do Arelho – Lagoa; Foz do Arelho – Praia do Mar
Óbidos (2): Bom Sucesso e Rei Cortiço
Peniche (7): Baleal – Norte; Baleal – Sul; Consolação; Cova da Alfarroba; Gambôa; Medão – Supertubos; São Bernardino
Lourinhã (4): Areia Branca; Areia Branca – Foz; Areia Sul; Porto Dinheiro
Torres Vedras: (12) Azul; Centro – Santa Cruz; Física; Formosa; Mirante – Santa Cruz; Navio; Foz do Sizandro; Pisão; Porto Novo; Santa Helena; Santa Rita Norte; Santa Rita Sul
Mafra (6): Algodio; Baleia; Calada; Foz do Lizandro – Mar; Ribeira de Ilhas; São Lourenço
Oeiras (4): Caxias; Paço de Arcos; Santo Amaro; Torre
Estes resultados fazem com que Portugal, entre os 53 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, se mantenha no 6ª lugar, considerando o número total de Bandeiras Azuis atribuídas.