CARNAXIDE E QUEIJAS COMEMORAM 8º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO

No oitavo aniversário da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, salientou que a grande articulação existente entre as duas entidades possibilitou o desenvolvimento de «ações», que contribuíram para a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

A União de Freguesias de Carnaxide e Queijas comemorou o seu oitavo aniversário e, como disse o presidente da Assembleia de Freguesia, António de Jesus Seixas, «fazendo mais e melhor». Opinião compartilhada por Inigo Pereira, presidente do executivo da União de Freguesias, que realçou o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos.

As cerimónias iniciaram-se com uma homenagem póstuma a Nuno Pires, antigo bombeiro dos voluntários de Linda-a-Pastora e colaborador da União de Freguesias, e à bombeira Catarina Pedro, da corporação de Carnaxide que morreu enquanto tentava auxiliar as vitimas de um acidente na A5.

No seu discurso Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, fez questão de salientar o papel importante das duas corporações de bombeiros voluntários no socorro às populações, lembrando que a Câmara de Oeiras tem reforçado os apoios as duas corporações, através de subsídios vários e também na aquisição de equipamentos. Posição que foi apoiada por Isaltino Morais ao realçar que «os bombeiros estão sempres prontos a socorrer as pessoas», seja em caso de incêndios, acidentes de viação ou por doença.

Inigo Pereira, que falava após a passagem de um pequeno vídeo que «mostrava o dia-a-dia da União de Freguesias», agradeceu ao presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, por «todo o apoio concedido à União de Freguesias» e, consequentemente, à população, lembrando e louvando os apoios concedidos durante a pandemia. «A Câmara de Oeiras teve uma grande capacidade de resposta nos apoios às famílias mais carenciadas, às instituições sociais, desportivas e culturais e ao comércio local, sem deixar de fazer obra», defendeu Inigo Pereira.

«A nossa força tem sido a nossa união», referiu Inigo Pereira para lembrar «a disponibilidade dos funcionários e colaboradores da União de Freguesias durante a pandemia», que não «se pouparam a esforços para auxiliar que mais precisava e precisa».

Dotar a freguesia das ferramentas necessárias

Após sublinhar que uma das suas grandes preocupações foi dotar a União de Freguesias e os seus trabalhadores das ferramentas necessárias «ao cabal desenvolvimento das suas atividades e «melhorar a qualificação dos colaboradores e dos serviços, Inigo Pereira salientou que a delegação de competências da Câmara para as freguesias possibilitou «um maior desenvolvimento local», designadamente na higiene urbana, da ação social e na manutenção dos equipamentos urbanos.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, depois de realçar «que hoje é o dia dos autarcas e dos fregueses desta freguesia, considerou meritório o trabalho desenvolvido pelas freguesias do concelho durante  pandemia, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, demonstrando «que as freguesias, como é o caso de Carnaxide e Queijas, podem desenvolver um grande trabalho, em prol da criação de melhores condições de vida aos cidadãos, desde que trabalhem em articulação com o município.

Aliás, como fez questão de salientar, «a excelente articulação entre a Câmara e a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas permitiu o desenvolvimento de um excelente trabalho, tanto a nível de obras, como em termos sociais, culturais e económicos».

Depois de referir que a União de Freguesias realizou várias obras por administração direta, o que é demonstrativo de uma boa gestão, Isaltino Mirais destacou que os «autarcas das freguesias são fundamentais para reforçar» as politicas de proximidade da autarquia, porque «são eles que conhecem todos os recantos e as necessidades e anseios das populações locais».

Por último, Isaltino Morais referiu-se aos medalhados pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, frisando que estas distinções «são o reconhecimento da comunidade, e não só da União de Freguesias, para com os seus melhores que se distinguiram por atividades em prol da comunidade».

O autarca não deixou passar «em branco» a decisão da União de Freguesias de distinguir o anterior presidente da União de Freguesias, acentuando que essa decisão «só enobrece os atuais dirigentes da freguesia».

Descarregue Olhares de Carnaxide e Queijas nº 11 e leia no seu computador, tablet ou telemóvel

Quer comentar a notícia que leu?