Isaltino Morais foi reeleito em Oeiras, distrito de Lisboa, com 50,86% dos votos. O candidato independente conseguiu um total de oito em 11 vereadores. Depois, surge o PS com 10,52% e um vereador, o PSD com 7,91% e um vereador e a coligação entre o Bloco de Esquerda/Livre e Volt com 7,27% e um vereador.
Em Oeiras, Isaltino Morais, que já vai na sua nona eleição para liderar o município, venceu mais uma vez com o seu movimento independente Inovar Oeiras, tendo sido o primeiro autarca reeleito da grande Lisboa a falar na noite eleitoral, antes de estar fechado o apuramento de todas as freguesias. Por volta das 22 horas, o seu vice-presidente, Francisco Rocha Gonçalves, já anunciava a vitória.
«São tantos votos, são tantos os oeirenses que confiam, que não posso deixar de sentir o peso da responsabilidade. Esta vitória é dos oeirenses, é a vitória do futuro», disse o autarca emocionado no discurso aos apoiantes. Isaltino vai para o 29º ano à frente de Oeiras – assumiu pela primeira vez a presidência em 1985, pelo PSD, tinha 36 anos. Contabilizadas todas as freguesias, teve 50,86% dos votos, um resultado melhor do que em 2017 e um dos melhores de Isaltino em Oeiras.
O reeleito presidente da Câmara de Oeiras dedicou a vitória à juventude e sublinhou o reforço da maioria absoluta, após conquistar todas as freguesias do concelho.
«Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a nossa votação e conseguimos o melhor resultado de sempre em Oeiras», afirmou Isaltino Morais no seu discurso no final da noite eleitoral, no núcleo central Taguspark.
Para o recandidato independente à Câmara Municipal de Oeiras, esta foi «uma grande vitória que também significa uma maior responsabilidade».
«São tantos os oeirenses que confiam em nós que não podemos deixar de sentir o peso da responsabilidade. Depois de tantos anos a liderar este município, os eleitores demonstraram que não querem perder este modo de vida, querem que continuemos a inovar», acrescentou.
«Queremos que este concelho seja o melhor do país e um dos melhores da Europa. Os próximos quatro anos vão ser de ainda mais trabalho, mas não se preocupem que, quem corre por gosto, não cansa», disse também.
Anteriormente, por volta das 22 horas, o vice-presidente da Câmara de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, também reeleito, já adiantava que o movimento Isaltino Inovar Oeiras (In-OV) tinha reforçado a votação em relação a 2017. Apesar de ainda não saber que tinham conquistado 50,86% dos votos, passando de seis para oito vereadores, e com todas as freguesias do concelho, Francisco Gonçalves fez questão de agradecer a todos os oeirenses pela confiança depositada no movimento liderado por Isaltino Morais.
Francisco Gonçalves, após salientar que não irão «esmagar» a oposição, avisou que «iremos pôr em pratica a nossa visão para o futuro e os nossos projetos para o concelho»
O PS, com 10,52% dos votos, que conquista um vereador, o PPD/PSD-MPT (7,91%), também com um vereador, assim como a coligação que integra o BE, o Livre e o Volt, que conseguiu um resultado de 7,27%. Desta forma, a CDU, que era a quarta força política e que só conseguiu 5,24% dos votos, caiu para quinto lugar e perdeu o vereador que tinha até então.
Resultados para a Câmara Municipal: AQUI
Resultados para Assembleia Municipal: AQUI
Resultados por freguesia: AQUI