MERCADO DE NATAL EM ALVALADE «ILUMINA» ÉPOCA

    À semelhança de anos anteriores, este ano a Avenida da Igreja, na freguesia de Alvalade, volta a receber as inúmeras casinhas de madeira de artesanato e gastronomia durante o Mercado de Natal de Alvalade, «mostrando» que o Natal é sempre uma boa altura para rumar a Alvalade para comprar os seus presentes.

    A 7.ª edição do Mercado de Natal em Alvalade está a decorrer até ao próximo dia 12 de dezembro, entre as 10 e as 20 horas, na Avenida da Igreja, contando as habituais casinhas de madeira – com ofertas de artesanato, comércio e gastronomia – animação de rua e a tradicional casinha do Pai Natal.

    Escoltado pelo pai Natal e os seus duendes, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes e os vogais Paulo Doce de Moura e Tomás Gonçalves procederam, na sexta-feira (3 de dezembro), à inauguração deste evento que, segundo o presidente da Junta, «tem como objetivo principal dinamizar a atividade económica e os comerciantes em geral, mas também a comunidade de Alvalade».

    «É uma atividade que tem sete anos, o novo Executivo herda esta iniciativa, estamos em funções há pouco mais de um mês, mas tentámos desde logo levar por diante aquilo que era possível para concretizar mais este projeto e estamos sempre dispostos – já temos reuniões marcadas com os representantes dos comerciantes – para tentar fazer mais e melhor, que é a nossa obrigação. Mas parece-me que os objetivos estão a ser alcançados, O Mercado dinamiza o comércio, atrai pessoas, e serve a comunidade que mora e trabalha em Alvalade», afirmou José Amaral Lopes.

    Ao longo de 10 dias, e em alguns casos ultrapassando até a data de fim do evento, o comércio local da freguesia reuniu uma série de iniciativas, direcionadas a famílias, e que vão desde promoções, sorteios de vales de oferta de até 150 euros, uma festa do pijama com visita do Pai Natal e ainda degustações e provas dos mais variados produtos, ateliers e workshops direcionados a crianças e adultos, campanhas solidárias, rastreios, música, oferta de brindes e muito mais.

    O Mercado de Natal em Alvalade é uma iniciativa de apoio e promoção do comércio da freguesia, na qual as empresas sedeadas na freguesia têm um desconto de 50% na taxa de ocupação, e que traz centenas de pessoas até à Avenida da Igreja e ruas adjacentes. Os mais de 40 estabelecimentos selecionados para participarem na edição deste ano transitaram das inscrições recolhidas no ano de 2020, quando o contexto pandémico obrigou a Junta de Freguesia de Alvalade a cancelar o evento. Este ano, o plano de contingência aplicado obrigou a Junta de Freguesia de Alvalade a reduzir o número de estruturas presentes, de forma a libertar espaço para circulação de pessoas.

    O artesanato, comércio e a gastronomia estão representados por mais de 40 estabelecimentos, com variados produtos, que permitem a todos os visitantes encontrarem excelentes opções de ofertas para a época natalícia, assim como novidades gastronómicas e produtos típicos a incluir nas mesas de Natal. Desde a tradicional Ginja de Óbidos, passando por enchidos e queijos de todo o país e produtos típicos da ilha da Madeira. Esta edição do Mercado de Natal em Alvalade traz-nos ainda artesanato, novas marcas de produtos de joalharia, vestuário e muito mais.

    A casinha número 2 do evento, dedicada a instituições e projetos da freguesia, tem um programa aparte com a seguinte calendarização: Dia 5 – Associação Casas de São Vicente de Paulo; Dia 6 – Fundação São João de Deus; Dia 7 – Associação Santa Teresa de Jesus Dignidade e Desenvolvimento; Dia 8 – Instituto Português do Sangue e da Transplantação; e de dia 9 a 12 – Espaço Briosos Alvalade

     

    Quer comentar a notícia que leu?