A Marcha da Bica está a ensaiar desde o dia 5 de abril, no Liceu Passos Manuel, e todos os dias de segunda a sexta. Por isso, e conforme explica ao Olhares de Lisboa o coordenador da Marcha da Bica, Pedro Duarte, “é preciso ter alguma disponibilidade para ser marchante”.
No entanto, não foi difícil arranjar marchantes, até porque a grande parte já vem da edição de 2020, entretanto cancelada por causa da pandemia. “Conseguimos manter o grupo previsto, apesar de termos algumas alterações”, conta-nos Pedro Duarte, que acrescenta que a grande parte dos marchantes não reside na Bica. “Muitos vivem noutros bairros lisboetas, mas têm ligações à Bica”, diz o coordenador, revelando que até há marchantes oriundos da Margem Sul do Tejo.
Por isso, não é obrigatório viver na Bica para fazer parte da marcha, mas sim “gostar e amar as marchas”, explica o coordenador. A média de idades dos marchantes da edição de 2022 ronda os 27/28 anos, sendo que os mais velhos têm 44 anos.
“É importante termos um grupo jovem para a tradição não morrer”, diz-nos Pedro Duarte, acrescentando que “quem experimenta, não quer sair da marcha, porque nós, aqui na Bica, fomentamos o convívio para além das marchas, realizamos várias iniciativas para além dos ensaios”, que passam por jantares, almoços, entre outros.
Os ensaios decorrem até ao dia 2 de junho no Liceu Passos Manuel. A Marcha da Bica, organizada pelo Marítimo Lisboa Clube apresenta-se a 3 de junho no Altice Arena. A 6 de junho, a Marcha retoma os ensaios até ao dia 11 de junho, para finalizar todos os preparativos para o desfile na Avenida da Liberdade, que acontece de 12 para 13 de junho, noite de Santo António.
“No início dos ensaios, as pessoas ainda tinham algum receio da Covid, e por isso, tentávamos sempre manter as distâncias, e por isso, nos primeiros dias não fizemos as coreografias”, conta o coordenador da Marcha da Bica, que já venceu as Marchas de Lisboa sete vezes, sendo a última vez em 2003.
Em 2022, o ensaiador da Marcha da Bica é Américo Silva, e as músicas são da autoria de Miguel Ramos e Renato Júnior. Os figurinos estão a cargo do estilista Dino Alves e os padrinhos serão o escritor Tiago Torres da Silva e a fadista Joana Amendoeira.
Visite a loja https://olharesdelisboa.pt/produto/bica-2019/