CÂMARA DE OEIRAS PRESTOU HOMENAGEM AOS MILITARES MORTOS NO ULTRAMAR

Esta sexta-feira, dia 10 de junho, dia em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Câmara Municipal de Oeiras homenageou os Militares do concelho mortos na Guerra do Ultramar.

A cerimónia decorreu na Praça do Ultramar, no Bairro da Figueirinha, e foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais. Na sua intervenção, o autarca referiu que “esta cerimónia ocorre numa circunstância muito sensível”, aludindo ao contexto atual de guerra na Ucrânia.

Para o presidente da Câmara de Oeiras, esta situação deve-se ao facto de os líderes europeus não terem “alertado os mais jovens para a importância da paz”, o que levou a que estes “pensem que a paz é um dado adquirido, o que não é”. Na perspetiva de Isaltino Morais, “a grande virtude da democracia é sermos capazes de garantir a nossa liberdade”, e o mesmo destacou o papel fundamental das Forças Armadas na salvaguarda desta liberdade e ainda na preservação da segurança dos países.

“As Forças Armadas são a expressão do povo”, ressalvou ainda o presidente da Câmara de Oeiras, que reforçou ainda a importância das homenagens aos Combatentes. “A Guerra do Ultramar ficou na memória de muitos portugueses”, acrescentou o autarca na sua intervenção, recordando a época em que “os antigos combatentes eram ostracizados pela população”, nos anos seguintes à Revolução dos Cravos.

Ainda no mesmo discurso, Isaltino Morais apelou aos líderes europeus que ajudem a resolver a guerra na Ucrânia o mais depressa possível, mas também que se cultivem “os valores essenciais da pátria” e se perceba a “importância das Forças Armadas”. Antes da intervenção do presidente da Câmara de Oeiras, discursou ainda o presidente do Núcleo de Oeiras da Liga dos Combatentes, Isaías Teles, que também falou da guerra na Ucrânia, apelando “aos governantes que iniciem negociações que levem à paz”.

Nesta intervenção, Isaías Teles lembrou “o esforço e a coragem” de todos os combatentes que lutaram pela pátria na Guerra do Ultramar, lembrando ainda “os milhares de expatriados e os antigos Combatentes, que ainda sofrem com as consequências da guerra”. O responsável do Núcleo de Oeiras da Liga dos Combatentes agradeceu ainda a homenagem feita pela autarquia neste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que representa o “testemunho do reconhecimento pelos Combatentes”.

Antes dos discursos, a cerimónia começou com o Hino Nacional, e com uma homenagem aos Combatentes do concelho de Oeiras que faleceram na Guerra do Ultramar, com a deposição de coroas de flores junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes. Neste ato, estiveram presentes várias entidades do concelho, entre os quais a Polícia de Segurança Pública, os Bombeiros, as Juntas de Freguesia, executivo da Câmara Municipal de Oeiras, e ainda o Reverendo Sérgio Mendes, que rezou por estes Combatentes e respetivas famílias.


 

 

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?