A 21.ª edição do Caracol Saloio de Loures, evento da responsabilidade da autarquia, retoma este ano, depois de ter estado dois anos suspenso devido à pandemia da covid-19, com uma localização nova e com a participação de nove tasquinhas e 26 bancas de artesanato.
O Festival do Caracol Saloio, o maior e mais afamado evento gastronómico do género a nível nacional, tem início hoje, às 18h00, em Loures. Com entrada gratuita, o festival gastronómico vai decorrer pela primeira vez no Parque Verde do LoureShopping, na urbanização do Infantado, como informa a Câmara Municipal de Loures, em comunicado.
O evento tem início hoje, 30 de junho, e decorre até 17 de julho, entre as 17h e as 00h aos dias de semana e entre as 16h e as 00h aos fins-de-semana.
A autarquia estima que o evento atraia à cidade de Loures mais de 115 mil visitantes e que sejam consumidas 20 toneladas de caracóis e 42 mil litros de bebidas.
Pataniscas de caracoleta, açorda de caracol, feijoada de caracóis, chili de caracoleta, caracoleta à Bulhão Pato, guilho de caracoleta com camarão, pizza de caracoleta, caracoleta à lagareiro, omelete de caracol e hambúrguer de caracol são alguns dos pratos que podem ser degustados no festival.
Na última edição deste festival (2019) o número médio de visitantes diários foi de 6.085, segundo os dados divulgados pela Câmara de Loures.
O programa do Festival do Caracol Saloio será complementado com uma oferta de “street food” e artesanato, podendo os visitantes desfrutar de espetáculos musicais diários e usufruir de um espaço de animação infantil.
O investimento da autarquia no evento é de 115 mil euros.