CÂMARA DE LISBOA APROVA ATRIBUIÇÃO DE MEDALHA DE HONRA AO PROFESSOR ADRIANO MOREIRA

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, em reunião de executivo, realizada esta quarta-feira, dia 29 de junho, a atribuição da Medalha de Honra da Cidade ao Professor Adriano Moreira.

A proposta foi subscrita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo vereador com o pelouro da Cultura, Diogo Moura. O documento refere ainda que o Professor Adriano Moreira é um “lisboeta, sem deixar de ser transmontano, exemplo paradigmático da diversidade cultural e regional que tanto caracteriza e enriquece a singularidade de Lisboa.”

Carlos Moedas destacou ainda a “figura de enorme reconhecimento internacional, que fez discípulos que se espalham pelo resto do País e do Mundo. Intelectual particularmente atento às dinâmicas políticas e sociológicas do mundo globalizado do século XXI, é um grande conhecedor da necessidade de dar resposta ao diálogo intergeracional. Professor extraordinário, todo o seu percurso tem visado a cultura do mérito e da excelência.”

Adriano José Alves Moreira nasceu a 6 de setembro de 1922 em Grijó do Vale Benfeito, distrito de Bragança. No entanto, cresceu e estudou em Lisboa, formando-se na Faculdade de Direito, em Ciências Histórico-Jurídicas. Foi também na capital que iniciou as suas atividades profissionais, políticas e académicas, onde se afirmou como uma personalidade ímpar e inovadora.

Para o vereador Diogo Moura, Adriano Moreira dedicou “um século ao serviço da vida pública”, lembrando que “nas vertentes de causídico, académico, cientista social e político nunca deixou de ter como prática e missão o serviço público marcado por um humanismo democrata cristão. Lisboa homenageia o percurso de vida do Professor Adriano Moreira, profundo conhecedor da realidade nacional e pensador da missão de Portugal na contemporaneidade, contribuindo para a dinamização de instituições culturais e científicas, e para a construção do conhecimento, nesta cidade e no país”.

A Medalha Municipal de Honra destina-se a galardoar pessoas de reconhecido mérito, que tenham prestado à cidade de Lisboa serviços de excecional relevância, outorgando ao agraciado o título de “Cidadão de Honra de Lisboa”.

Foto de capa: Biblioteca Adriano Moreira – Câmara Municipal de Bragança

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?