A 28ª edição do Womex: The Worldwide Music Expo foi apresentada na passada sexta-feira, dia 8, nas Carpintarias de São Lázaro. O Womex é considerado o mais importante evento internacional de Música do Mundo e vai ter lugar em Lisboa, de 19 a 23 de outubro.
Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Turismo de Portugal e do Ministério da Cultura. Em 2021, realizou-se no Porto e agora segue para Lisboa. O Womex é apoiado pelo Turismo de Portugal, Ministério da Cultura e pela Câmara Municipal de Lisboa.
O evento vai contar com uma cerimónia de abertura, “única em cada país”, conforme salientou o diretor geral da AMG Music, organizadora do Womex, António Miguel Guimarães. De acordo com o mesmo, a edição de 2022 vai contar ainda com o palco Lusofónica Stage, onde irão atuar nove artistas portugueses e dos países de língua oficial portuguesa.
Na perspetiva de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, esta iniciativa vai ajudar a promover o turismo português e mostrar “que Portugal não apenas palco de festivais de verão, mas também um país que é capaz de receber bem os estrangeiros”, respeitando as suas diferenças e culturas.
Para Diogo Moura, vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da Cultura, o Womex “vai também contribuir para a imagem do país e da cidade”, e o autarca mostrou-se convicto de que a edição na capital “irá correr melhor do que a edição que teve lugar no Porto”, uma vez já não existem tantas restrições como as que existiam em 2021, devido à pandemia da Covid-19.
Este programa, destacou ainda, vai ao encontro daquilo que o Womex promove e por isso, o vereador da Câmara de Lisboa não tem dúvidas de que esta edição irá ser um sucesso, e que terá um grande “impacto na cidade” após a sua realização.
Na opinião de Alexander Walter, a presença do Lusofónica Stage é ainda “importante para divulgar a cultura lusófona e a diversidade cultural” dos países de língua oficial portuguesa, tais como Cabo Verde, Brasil, Angola, Guiné-Bissau ou Moçambique. Ainda de acordo com António Miguel Guimarães, “este festival é muito importante para a música e só está aqui graças ao trabalho de vários agentes”, e o mesmo aproveitou ainda a sua intervenção para agradecer a “todas as entidades envolvidas” na realização do Womex.