MAIS DE 200 VELEJADORES ESTIVERAM ESTE FIM DE SEMANA EM CASCAIS

Terminou este domingo, dia 28 de agosto, a 22ª edição do Cascais Vela, campeonato que é disputado todos os anos em Cascais no último fim de semana de agosto. Para além do programa desportivo, o campeonato contou também com várias “happy hours” e a mítica festa “Bye Bye Summer”, que reuniu no Clube Naval de Cascais cerca de duas mil pessoas.


A competição contou com cerca de 220 velejadores, distribuídos pelas classes SB20, Finn, ORC e NHC. Durante os três dias do evento, explica a organização em comunicado, as excelentes condições da vila de Cascais ajudaram à realização das provas, onde os concorrentes disputaram as regatas com todo o tipo de condições, desde o vento fraco até ao vento forte, assim como de todas as direções.

Nos SB20, desafio Mitsubishi, realizaram-se nove regatas, sendo o vencedor a equipa BTeam, Stanislav Gordienko com Artem Basalkin e Ilava Pavlov, que neste domingo venceu as três regatas disputadas do último dia. Já na classe Finn, Frederico Pinheiro de Melo, velejador olímpico, ganhou sete das oito regatas realizadas, subindo assim ao lugar mais alto do pódio.

Nos NHC, Desafio Marina de Cascais, o vencedor foi o barco Carapau, capitaneado por Bernardo Dias Pinheiro, que ganhou as duas regatas costeiras disputadas. Já os ORC foram divididos nas classes “A” e “B” e disputaram quatro regatas “técnicas” – barlavento/sotavento – e uma costeira, que atribuía o Trofeu Pedro Mendonça.

Na primeira categoria, o barco Panther – Syone, comandado por Nuno Neves, que tinha vindo a liderar a prova todos os dias, venceu pela quinta vez a competição; e na segunda, o Eagle I, de António Domingues, ganhou as duas regatas de domingo, vencendo assim a sua categoria.

Este campeonato contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Turismo de Portugal, Associação de Turismo de Cascais, Federação Portuguesa de Vela, Marina de Cascais, Mitsubishi, Sagres, Veneziani, Simões e Gaspar, Vista Alegre e JCDecaux. Este evento ainda contou com a certificação de sustentabilidade pela Associação Não Governamental Sailors for the Sea Portugal, com o nível prata.

Quer comentar a notícia que leu?