ORQUESTRA FILARMÓNICA DE MINAS GERAIS VAI ATUAR NO JARDIM DA TORRE DE BELÉM

Devido ao Bicentenário da Independência do Brasil, a Embaixada do Brasil em Lisboa está a promover um concerto da Orquestra Filarmónica de Minas Gerais, que se realiza no próximo dia 7 de setembro, quarta-feira, data que se assinala a efeméride, às 21h00, no Jardim da Torre de Belém.

Segundo a organização, em nota de imprensa, a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais é uma das principais orquestras em atividade no Brasil, contando com o reconhecimento cada vez maior da crítica internacional. Em 2019, lançou um CD com obras de José António de Almeida Prado para piano e orquestra, o qual foi indicado ao Grammy na categoria de melhor álbum clássico.

A digressão da orquestra inclui ainda concertos na Casa da Música, no Porto, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e ainda no Convento de São Francisco, em Coimbra, nos dias 6, 8 e 9 de setembro, respetivamente. Os concertos nestas três salas irão contar com as obras de Villa-Lobos, Carlos Gomes e Joly Braga Santos, e ainda com a participação do pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman, como solista.

Contudo, o concerto do dia 7 contemplará uma seleção de obras sinfónicas brasileiras e portuguesas e será de entrada livre, ao contrário dos restantes. Durante esta digressão, que passa por Portugal e o estado de Minas Gerais, no Brasil, será apresentado o CD gravado pela orquestra, composto por obras de D. Pedro I do Brasil, D. Pedro IV de Portugal. Este trabalho será lançado internacionalmente pelo selo Naxos no dia 9 de setembro.

O concerto no Jardim da Torre de Belém é realizado em parceria entre o Instituto Cultural Filarmónica, a Embaixada do Brasil, a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, sendo que será transmitido pela RTP 2 e RTP Play.

Quer comentar a notícia que leu?