CÂMARA DE OEIRAS VAI APRESENTAR CÓDIGO AMARELO NA FESTA ANIMAL

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) vai apresentar, na próxima quarta-feira, dia 5 de outubro, durante a Festa Animal, o seu novo projeto, intitulado Código Amarelo de Oeiras (CAO). Esta iniciativa é um laço amarelo, que deve ser colocado na trela de cada animal, que informa que o mesmo ‘precisa de espaço’. A Festa Animal, realiza-se das 10H00 às 18H00, ao Jardim Municipal de Oeiras.

O CAO, explica a autarquia, não serve para identificar cães perigosos ou potencialmente perigosos, nem para “marcar” cães agressivos. Apenas informa que aquele animal está em treino; foi resgatado há pouco tempo e ainda é reativo; é pouco sociável com outros animais; está doente; é idoso e não pode ser provocado por outros animais; é um cão mais reativo a outros animais; está com o cio; entre outros fatores.

Segundo a autarquia, em nota de imprensa, esta metodologia já foi adotada, desde 2013, em países como a Austrália, a Noruega ou o Reino Unido, e tem vindo a ser aplicada em diferentes contextos, para sensibilizar para a necessidade da comunidade compreender a mensagem por detrás do Código Amarelo: o animal precisa de espaço.

O projeto tem o mote “Oeiras pelos Animais”, e surge no âmbito da Política de Bem-Estar Animal da autarquia de Oeiras, sendo que será apresentado às 11H30, junto ao Centro de Apoio Animal, no Jardim Municipal de Oeiras, durante a Festa Animal. Após o lançamento, o laço amarelo ficará disponível em todas as juntas de freguesia do concelho, em espaços municipais de atendimento ao público e no Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras (CROAMO).

Para além do CAO, na Festa Animal poderá também ficar a conhecer e adotar os animais que estão à guarda do Município, bem como participar na prova Agility Speed Cup, entre as 10h30 e as 17h00, sendo que poderá inscrever-se no próprio dia no stand da Niki Ladra.

Ao mesmo tempo, os visitantes poderão assistir a demonstrações caninas ou participar em workshops temáticos. Ás 11h00, haverá uma demonstração canina pela Campus Dog, assim como uma palestra e uma mostra de Chihuahuas Fonte dos Campos, por Luísa Campos; e às 11h30, o vereador da CMO Nuno Neto apresenta o Código Amarelo Oeiras, e no mesmo horário, a clínica Exoclinic estará a dar um workshop com o tema ‘Contenção do animal de estimação e cuidados na administração de medicação’.

Pelas 12h00, haverá uma aula experimental, sendo que, quem quiser participar, deverá inscrever-se no stand da Niki Ladra; e da parte da tarde, às 15h00, haverá os workshops ‘Ensine o seu cão a não puxar a trela em 5 minutos’, pelo centro de formação EducaCão, e ‘Desmistificar o seu gato’, com a médica veterinária Inês Guerra, do Hospital do Gato.


Às 15h30, a Niki Ladra vai fazer algumas demonstrações de obediência social; e meia hora depois, às 16h00, o Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) da PSP irá fazer uma demonstração. Pelas 17h00, está marcada a atuação de “Os Traquinas”.

Para além deste evento, que em 2022 foi implementado em todas as freguesias, o que levou a um grande número de adoção dos animais recolhidos no CROAMO, a autarquia de Oeiras é também reconhecida pelas restantes iniciativas de apoio aos animais, tais como a instalação de Parques Caninos; a regulamentação das Colónias de Gatos; a instalação de abrigos para gatos; a criação de banco alimentar para animais de companhia; a resposta em cuidados médicos veterinários disponibilizados às famílias mais carenciadas; ou a criação da praia aberta a animais de companhia, entre outras.

Quer comentar a notícia que leu?