SAIBA O QUE PODE FAZER EM LISBOA NESTA TERÇA-FEIRA

Se quer sair da rotina e experimentar algo diferente depois do trabalho ou das aulas, saiba que em Lisboa existem inúmeras iniciativas para todos os gostos e idades. Esta terça-feira, há exposições, visitas guiadas, feiras e mercados, entre outras, por todo o concelho, sendo que quase todas são de cariz gratuito.

Na freguesia da Ajuda, a partir desta terça-feira começa, no Mercado da Ajuda, uma exposição sobre o mês da prevenção dos maus tratos na infância. Esta mostra tem entrada gratuita e pode ser vista entre as 10h30 e as 11h30, de terça a sexta-feira, até ao dia 11 de novembro.

Já nas Avenidas Novas, a Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação vai apresentar o livro “Pergunte ao Dr. Tony”, às 11h00. Esta sessão decorre entre as 11h00 e as 12h00, através da Plataforma Zoom, pelo que é necessário garantir a sua presença até esta segunda-feira, dia 10 de outubro, inscreva-se AQUI

No final, poderá ainda passar pelo Mercado no Bairro, na Praça do Campo Pequeno, onde irá encontrar produtos nacionais de design, moda, gourmet, livros, entre outros. Para mais informações, deverá entrar em contacto através do e-mail: mercado.no.bairro@gmail.com.

‘Recordar Nagashima’ é a exposição que poderá ver, até à próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, no Espaço Santa Catarina, na freguesia da Misericórdia. Minoru Nagashima foi o pintor conhecido por fazer os seus quadros a óleo no Jardim do Príncipe Real ou em São Pedro de Alcântara, no final dos anos 90. A entrada na exposição é gratuita e pode ser vista de segunda a sexta, das 14h00 às 20h00.

No âmbito das comemorações do Mês do Idoso e em parceria com o Projeto Radar, a Junta de Freguesia dos Olivais está a promover a iniciativa ‘Cruzeiro no Rio Tejo’, com o objetivo de dinamizar o convívio sénior e combater o isolamento. As inscrições estão abertas e decorrem até à próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, na sede da Junta de Freguesia, entre as 9h30 e as 17h00. O Cruzeiro realiza-se no dia 21 de outubro, entre as 9h30 às 13h00, e está aberto para reformados a partir dos 55 anos. A participação no passeio, que inclui deslocação até à Doca do Espanhol, em Alcântara, é gratuita.

 Na freguesia do Parque das Nações, poderá ver, até ao próximo sábado, dia 15 de outubro, a exposição Cidades do Futuro, no Hotel Vip Arts. Esta mostra foi realizada pela comunidade de artistas do Parque das Nações Park.Arte e inclui trabalhos de pintura, escultura e fotografia, contando ainda com a participação das crianças do 2.º ano da Escola Básica e Integrada Vasco de Gama.


Na Penha de França, nesta terça-feira haverá duas visitas de âmbito cultural: a primeira, ao Cemitério do Alto de São João, integrada na Semana Cultural nos Cemitérios, que decorre até ao próximo domingo, dia 16. Neste sentido, da parte da manhã, entre as 10h00 e as 14h00, poderá ter acesso ao interior de locais normalmente restritos ao público. Pelas 18h00, haverá uma palestra virtual, com o tema ‘O Património cemiterial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa’, dada por André Silva.

A Semana Cultural nos Cemitérios é uma organização da Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com diversas entidades, entre as quais a Santa Casa. As atividades do programa são de cariz gratuito e necessitam de inscrição prévia. Ainda no mesmo dia, a Junta de Freguesia da Penha de França está a promover também uma visita à Mesquita Central de Lisboa.

Na freguesia de Santa Maria Maior, poderá ver, de segunda-feira a sábado, e até ao dia 5 de novembro, a exposição ‘Holy’, na Galeria Santa Maria Maior, entre as 15h00 e as 20h00.  ‘Holy’ é da autoria de Donna Ferrato e esta mostra integra a programação do 4º Imago Lisboa Photo Festival, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria renovada com a Junta de Freguesia.

 Já em São Vicente, se o teatro é a sua paixão, poderá inscrever-se no curso ‘Teatro Mais’, promovido pela Junta de Freguesia, e que decorre desde esta terça-feira, dia 11 de outubro, até ao dia 30 de junho de 2023, no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral (IFICT). O curso será lecionado por Carlos Melo e a mensalidade tem um custo de cinco euros para os residentes na freguesia ou para os jovens menores de idade filhos de cidadãos recenseados em São Vicente.

A iniciativa, contudo, está orientada para a formação de adultos, mas são aceites pessoas de todas as faixas etárias. Antes de se inscrever, poderá ainda realizar uma aula experimental, que carece de inscrição prévia através dos contatos: 939 305 715 ou geral@ifict.pt (disponíveis apenas entre as 10h00 e as 18h00).

Ainda na mesma freguesia, destaque também para a tradicional Feira da Ladra, que decorre todas as terças-feiras e sábados no Campo de Santa Clara. Aqui poderá encontrar artigos usados, velharias, colecionismo, antiguidades, artesanato, entre outros, a preços muito reduzidos.

Quer comentar a notícia que leu?