O Núcleo Museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, instalado no Quartel da Pontinha, abre no próximo sábado (15 de outubro) as portas à população. A Câmara de Odivelas repete esta iniciativa nos dias 19 de novembro e 17 de dezembro. Mas, no sábado, também pode assistir a um concerto de canto gregoriana no Mosteiro de Odivelas.
A Câmara Municipal de Odivelas volta a promover visitas guiadas ao Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, “Berço da Revolução de 25 de abril de 1974”, no Quartel da Pontinha.
Esta viagem pela História é facultada de forma gratuita e realiza-se às 10h dos dias 15 de outubro, 19 de novembro e 17 de dezembro de 2022, devendo os interessados inscrever-se através do número de telefone 219 320 800 ou pelo e-mail cultura@cm-odivelas.pt.
O edifício do Posto de Comando do MFA, instalado no Regimento de Engenharia nº 1 da Pontinha, embora sem qualquer valor arquitetónico, procura salvaguardar a memória histórica associada ao local que acolheu o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, responsável pela condução das operações militares contra o regime ditatorial em vigor até 25 de Abril de 1974.
O programa do MFA foi dado a conhecer ao país a partir de um pavilhão pré-fabricado, onde foi montada a sala de operações, que reunia um conjunto de equipamentos como rádios, telefones e transmissores, assim como armas, munições e mapas.
Neste local estiveram detidos Marcelo Caetano, conduzido pelo capitão Salgueiro Maia, Silva Pais, director da PIDE/DGS e Ruy Patrício, ministro dos Negócios Estrangeiros.
O Núcleo Museológico do MFA, instalado no referido pavilhão, reproduz essa ação militar, com a Sala de Operações integralmente montada, uma sala de exposição permanente e uma sala de exposições temporárias, um auditório e uma sala de audiovisuais.
Concerto no Mosteiro de Odivelas
Também, no sábado (15 de outubro), a Igreja do Mosteiro de Odivelas recebe, pelas 18h, o concerto de Canto Gregoriano e Música Portuguesa do Séc. XVII.
Integrado nas «Fantasias D’El Rey», uma iniciativa regular da Câmara Municipal realizada naquele monumento nacional, este evento conta com a participação dos alunos de Canto Gregoriano e Consort de Flautas de Bisel da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa.
A entrada é livre, limitada à ocupação do espaço.