A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, visitou esta quinta-feira, dia 20 de outubro, a sede do Comité Organizador Local das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), no Beato, em Lisboa.
Nesta visita, Inês de Medeiros esteve reunida com D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, encontro que serviu para trocar ideias e acertar pormenores logísticos. As JMJ, marcadas para 1 a 6 de agosto de 2023, irão trazer a Lisboa cerca de dois milhões de jovens oriundos de todo o mundo.
Devido à sua proximidade com Lisboa e também à presença do Cristo Rei, a Câmara de Almada está ciente que o concelho será procurado por diversos jovens, e por isso, esta autarquia já disponibilizou o seu apoio em questões ligadas ao alojamento e outras questões logísticas necessárias a que as Jornadas Mundiais da Juventude “sejam um sucesso”, como referiu Inês de Medeiros no final desta visita, que incluiu a inauguração de uma placa comemorativa do encontro.
“Para Almada, as JMJ vão ser muito importantes, e acredito que será um momento muito desafiante para todos”, acrescentou a autarca, que acredita que as Jornadas vão ser também “um momento de grandes encontros e esperamos que tudo corra pelo melhor”.
Recorde-se que as JMJ se realizam entre os dias 1 a 6 de agosto, no Parque Tejo, situado nos concelhos de Lisboa e Loures. No mesmo dia, D. Américo Aguiar recebeu, no mesmo espaço, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, acompanhado da vice-presidente, Sónia Paixão, e os vereadores Nélson Batista, Paula Magalhães e Nuno Dias, assim como de técnicos do município.
A sede do Comité Organizador Local das Jornadas Mundiais da Juventude situa-se na Antiga Manutenção Militar de Lisboa, no Beato, um espaço que, como disse o Bispo durante esta visita, “trabalhou para a guerra” no passado, mas agora trabalha “para a Paz”.