Na semana em que se assinala o dia mundial da saúde mental, a Câmara Municipal assumiu a saúde mental como uma área que merece toda a atenção. Assim, aprovou, por unanimidade, na sua 26ª reunião ordinária, dois acordos de colaboração no âmbito da promoção da saúde mental.
A Câmara de Loures vai realizar dois acordos para a promoção da saúde mental, que permitirão à autarquia melhorar do acesso da população a cuidados de saúde e, ao mesmo tempo, implementar estratégias de prevenção primária para a saúde mental.
Um dos compromissos será firmado entre o Município, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Hospital de Loures, EPE, e enquadrará a disponibilização de apoio municipal ao trabalho de uma equipa de profissionais que intervirá junto da comunidade – a Equipa de Saúde Mental Comunitária de Loures.
Esta parceria permitirá facilitar o acesso a cuidados de saúde de psiquiatria e saúde mental, favorecendo a intervenção precoce e a intervenção. A equipa estará sediada na Unidade de Saúde da Mealhada e servirá a população residente nas freguesias de Bucelas, Fanhões, Loures e Lousa; e nas Uniões de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação; Santo António dos Cavaleiros e Frielas; e Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal, totalizando 111 564 habitantes do concelho de Loures. A intenção do Município é que esta mesma resposta seja replicada para a população da zona oriental do concelho.
O Município também renovará a parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses no sentido da colaboração na identificação dos riscos psicossociais na Câmara Municipal enquanto organização e no apoio à formação dos vários técnicos que desenvolvem a sua atividade no âmbito dos programas municipais dirigidos às populações.
Nos últimos anos, os vários documentos estratégicos do Município de Loures têm destacado a necessidade de constituição de equipas comunitárias especializadas em saúde mental e encarado, como desafio prioritário, a implementação de estratégias de prevenção primária para a saúde mental.
Na semana em que se assinala o dia mundial da saúde mental, a Câmara Municipal assume, assim, a saúde mental como uma área que merece toda a atenção no concelho de Loures. Com o apoio à constituição da primeira Equipa de Saúde Mental Comunitária, o Executivo Municipal honra também um dos compromissos para com a população, ainda antes de assinalar o seu primeiro ano de mandato autárquico.
No entanto, a autarquia tem a noção de que há um longo caminho a percorrer na melhoria do acesso da população a cuidados de saúde e a vontade de encontrar soluções com as entidades competentes seja ao nível local ou junto da administração central.