A Piscina Oceânica de Oeiras vai receber, a partir da próxima quinta-feira, dia 1 de dezembro, e até 8 de janeiro, o maior Presépio do concelho, com mais de nove mil peças e mais de 62 metros quadrados, da autoria de Teresa Simões de Carvalho e José Simões de Carvalho.
Poderá ver o presépio diariamente, das 11h00 às 13h00 e das 14h às 19h00, exceto nos dias feriados, em que abrirá das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 19h00, sendo que a entrada é gratuita. A inauguração oficial está marcada para o dia 1 de dezembro, feriado às 11h00.
Esta iniciativa está a cargo da Oeiras Viva e é um projeto que dura todo o ano e que conta com 19 anos de vida, já tendo passado por vários locais do concelho, entre os quais na Marina de Oeiras, por exemplo, nos anos de 2014, 2015 e 2016.
O presépio deste ano tem peças oriundas de muitos locais de Portugal Continental, bem como dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, mas também de países como Tunísia, Turquia, Lanzarote, Hungria, República Checa, Países Baixos, Alemanha, França, Inglaterra, Ilhas Canárias, Bulgária, Itália, Espanha, Marrocos, Deserto do Sahara, Angola, ou Brasil.
Segundo a Câmara de Oeiras, em comunicado, em 2022, haverá duas representações, o Presépio Tradicional e etnográfico de Portugal, com as principais peças e algumas regiões de Portugal e que são representações definidas pela UNESCO como sendo Património Cultural Imaterial. Neste presépio poderá encontrar as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.
A grande maioria destas peças foram feitas com recurso à reciclagem e reutilização de materiais, transformando aquilo que muitos consideram lixo num “verdadeiro luxo”, explica ainda a mesma nota. Desta forma, foi possível conseguir peças originais a um custo sustentável, usando ainda diversos materiais naturais, reutilizados todos os anos.