OEIRAS CRIA FUNDO PARA APOIAR COMERCIANTES DE ALGÉS

A Câmara de Oeiras vai criar um fundo, cujo valor será ainda determinado, para apoiar os comerciantes na sequência dos estragos provocados pelo mau tempo, adiantou o presidente, acrescentando que a avaliação dos danos será feita durante o dia de hoje, sexta-feira.

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que vai constituir um fundo, “de acordo com a capacidade financeira municipal”, para ajudar os comerciantes a recuperarem as suas atividades, “independentemente de eventuais apoios que o Governo venha a considerar atribuir”.

O montante do fundo será em “função do prejuízo”, resultante dos estragos provocados pelo mau tempo da noite de quarta-feira, e será “determinado após a avaliação dos prejuízos no terreno”.

Isaltino Morais adiantou que durante a manhã de sexta-feira serão destacadas equipas que contactarão “comerciante a comerciante para avaliar os prejuízos de cada um”.

Por outro lado, no comunicado o autarca garante que “para todas as situações de famílias desalojadas, que exigiram intervenção municipal, foi encontrada a necessária solução, estando o Município preparado para acudir a novas situações”.

No documento, o autarca salienta que “há mais de quatro décadas que não havia uma tal concentração de precipitação, num intervalo tão curto, em Oeiras” e que os serviços envolvidos na ocorrência “comportaram-se de acordo com o planeado ao nível da Proteção Civil municipal”.

Segundo Isaltino Morais, a “noite do dia 7 de dezembro de 2022, bem como a madrugada do dia 8, ficará na nossa memória pela ocorrência de um fenómeno meteorológico que testou os limites da organização da nossa comunidade. Há mais de quatro décadas que não havia uma tal concentração de precipitação, num intervalo tão curto, em Oeiras”.


Ao longo da noite e da madrugada, as equipas do Município, dos Serviços Intermunicipalizados de Oeiras e da Amadora (SIMAS), da Polícia Municipal, da Polícia de Segurança Pública e das diversas corporações de bombeiros do Concelho estiveram no terreno, “garantindo a continuação da vida em comunidade e procurando acudir a todos quantos de nós necessitassem”, defende o presidente da Câmara.

Pela manhã, na maior parte dos locais do Concelho de Oeiras – realça – “não eram mais percetíveis os sinais da severidade do fenómeno meteorológico com que nos havíamos confrontado. Estão ainda a decorrer trabalhos de limpeza nos locais nos quais houve mais impacto: Tercena e Baixa de Algés”.

Quer comentar a notícia que leu?