AUMENTA OFERTA DA REDE PÚBLICA DE CRECHES E MOEDAS VAI INVESTIR 100 MILHÕES NA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS

Hoje foi dado mais um passo para a criação da rede de creches públicas de Lisboa com a inauguração da creche no Convento do Desagravo, no Campo de Santa Clara. Carlos Moedas revelou que, entre 2022 e 2026, a autarquia vai investir 100 milhões de euros na construção de escolas e creches.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Edmundo Martinho, inauguraram hoje uma nova creche no Campo de Santa Clara, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, com capacidade para 42 crianças.

Esta inauguração marcou o fim do processo de reabilitação e requalificação do edifício que forma o conjunto do Convento do Desagravo, onde funcionam também a Escola Básica e o Jardim de Infância de Santa Clara, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Gil Vicente.

A obra desta nova unidade representou um investimento de 1,5 milhões de euros e insere-se na Rede de Creches de Lisboa, programa lançado por Fernando Medina em 2020, com o objetivo de dotar a cidade com infraestruturas essenciais de acolhimento de crianças dos 4 aos 36 meses, e de apoio às famílias.

Com este novo equipamento, como fez questão de realçar Carlos Moedas, a Câmara pretende contribuir para uma distribuição mais equilibrada da oferta de respostas públicas para a infância, reforçando a coesão territorial na cidade, potenciando o seu rejuvenescimento, enquanto fator de estímulo à natalidade, ao apoio à parentalidade e de atracão e fixação de casais jovens.

As creches “são infraestruturas absolutamente essenciais para dar apoio às famílias”, afirmou Carlos Moedas, no Convento do Desagravo, sublinhando que “acreditamos na educação como um dos pilares fundamentais daquilo que queremos fazer para a educação”.

O autarca, que enfatizou a excelente cooperação existente entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia, nomeadamente na educação e na saúde, fez questão de destacar a necessidade “de apostar logo na base, ou seja nas creches, porque é aí que começamos a formar cidadãos de corpo inteiro”.


O antigo Comissário Europeu, responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, anunciou que, entre 2022 e 2026, a autarquia vai investir “100 milhões de euros na construção de escolas e creches”, adiantando que, este ano, “vão ser investidos 30 milhões de euros” e que, brevemente, vão ser inauguradas 4 novas creches em Lisboa.

Já para o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Edmundo Martinho, sublinhou: “Este é um desafio novo e é também o reforço da parceria que temos com a Câmara. A autarquia compete efetuar as obras e a nós, Santa Casa, cabe-nos levar por diante a integração desta creche na rede de creches de Lisboa”.

Edmundo Martinho, após referir-se aos novos desafios que se levantam com a gratuidade das creches, defendeu “temos de ter capacidade de responder às famílias, mas, principalmente, temos que responder às nossas crianças, com quem estamos comprometidos em auxiliar no seu desenvolvimento e no seu percurso de aprendizagem”.

A cerimónia de inauguração contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, das vereadoras Sofia Ataíde, que substituiu Laurinda Alves, e Cátia Rosa, do PS, e da presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente, Natalina Tavares de Moura

Quer comentar a notícia que leu?