INUNDAÇÕES EM OEIRAS PROVOCAM PREJUÍZOS DE 12 MILHÕES DE EUROS

Os prejuízos em Oeiras provocados pelas fortes chuvas registadas no curto espaço de uma semana são superiores a 12 milhões de euros, ao nível das infraestruturas municipais e em estabelecimentos comerciais, pode-se ler na edição impressa de Olhar Oeiras, já disponível para download.  O Olhar Oeiras também noticia que a Câmara vai ter uma nova sede, que a Policia Municipal existe há 21 anos e que foi criada a OVIA para projetar Oeiras Valley a nível mundial.

Na manhã de 15 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal visitou com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, os locais afetados pelo mau tempo no concelho, na noite de 7 para 8 de dezembro e na terça-feira (dia 13), tendo revelado que os prejuízos em Oeiras provocados pelas fortes chuvas registadas desde a semana passada são superiores a 12 milhões de euros, ao nível das infraestruturas municipais e em estabelecimentos comerciais.

Só em infraestruturas municipais, a câmara refere que “a estimativa de prejuízos verificados ronda os sete milhões e 600 mil euros”, enquanto nos 259 espaços comerciais visitados pelos serviços da autarquia foram ainda apurados prejuízos na “ordem dos cinco milhões de euros”, acrescenta o município na nota.

Ao lado do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, manifestou “a expectativa de que, conseguindo todos os municípios, até ao fim do ano, entregar” a avaliação de prejuízos do mau tempo, o Governo possa “aprovar não só o montante, mas principalmente os instrumentos” de apoio. Por sua vez, o autarca de Oeiras admitiu que possa haver mais ocorrências nos próximos dias, mas aponta para uma normalização progressiva da situação.

Este é um dos artigos que constam da edição impressa de Olhar de Oeiras (já disponível para download ) e onde se anuncia que a partir de janeiro de 2023, a Carris Metropolitana inicia a sua operação em Oeiras, concelho compreendido na área 1, juntamente com outros municípios como Amadora e Sintra.

Nesta edição, a nova ‘sede/casa’ da Câmara de Oeiras, que implica um investimento de 55 milhões de euros, é outro dos temas abordados a propósito de uma visita dos deputados municipais, promovida por Isaltino Morais, a várias obras em curso no concelho.

A criação do Oeiras Valley Investment Agency (OVIA) para projetar o concelho e a sua qualidade de vida no mercado internacional, e outro dos temas que mereceram a atenção do Olhar Oeiras. A OVIA prevê a participação em eventos e missões empresariais em Portugal e noutros países, mas também a criação de delegações no estrangeiro e gestão e exploração de centros de incubação tecnológica.

Poe outro lado, as comemorações do 21º aniversário da sua Polícia Municipal, numa celebração que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado do Executivo Municipal, e presidentes de Junta e União de Freguesias, e o 120º aniversário dos Bombeiros de Algés, assim como a entrega aos Bombeiros de Barcarena de uma autoescada oferecida pelos bombeiros do Dafundo, são outros artigos em destaque na edição impressa.

Centro de Enfermagem Queijas

A promoção da igualdade de género no concelho, é outro título do Olhar Oeiras que refere que, o Município de Oeiras não se tem alheado do papel fundamental de promoção da Igualdade de Género e tem realizado um percurso progressivo, mas consistente com as suas opções de planeamento e desenvolvimento de atividades, procurando integrar esta matéria, nas políticas municipais e medidas levadas a cabo.

Descarregue e leia OLHAR OEIRAS - DEZEMBRO no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?