A Câmara Municipal de Oeiras está a celebrar a época natalícia com três iniciativas a decorrer nos mercados municipais de Algés e Oeiras, e que incluem teatro, exposição de presépios, artesanato, entre outras ações, com entrada livre. A próxima iniciativa, o ‘Natal no Mercado’, decorre já este fim de semana, dias 10 e 11, em Oeiras, e o seu objetivo é promover o comércio local.
Segundo a vereadora Susana Duarte, responsável pelo pelouro dos Mercados, ao Olhar Oeiras, a primeira destas três iniciativas, intitulada ‘Mercadinis’, tem como objetivo “levar o teatro até ao Mercado de Algés, onde um grupo de ‘mimos’ vai imitando as pessoas que por lá passam”. Esta ação, realizada pela Matraca, teve a sua primeira edição no passado dia 3 de dezembro, e volta a repetir-se no dia 17, às 11h30. Para a autarca, esta ação foi importante para ajudar “a trazer novos públicos, uma vez que houve muita gente a vir de fora”.
Já a segunda iniciativa, está a decorrer até ao dia 7 de janeiro e consiste numa exposição de presépios, situada no primeiro andar do Mercado de Oeiras, e que pertencem à coleção de Pedro Dias, gerente da geladaria Dom Pavili, localizada no centro da vila.
“O Pedro Dias tem cerca de 600 presépios e nesta exposição estarão 170”, explica Susana Duarte, que destaca dois exemplares: o presépio 2022, “com mobiliário do Ikea, vacas orgânicas e ração sem glúten”, e o presépio Oeiras, onde os três Reis Magos são “o Eusébio (representação da Cidade do Futebol), o presidente Isaltino Morais (com uma garrafa do Vinho de Carcavelos), e um gelado, que representa o Dom Pavili”, acrescenta a vereadora.
A decoração desta exposição conta com o contributo das “Flores do Bruno”, concessionário das bancas de flores do Mercado de Oeiras. A exposição está patente até 7 de janeiro, de segunda-feira a sábado, entre as 7h00 e as14h00, sendo que, no próximo fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro, estará aberta das 10h00 às 20h00, devido à realização da iniciativa ‘Natal no Mercado’.
Esta é outra das propostas da Câmara de Oeiras para este Natal e tem como objetivo, conforme explica Susana Duarte, “promover o comércio local” e a sua inauguração está prevista para o próximo sábado, dia 10 de dezembro, às 11h00, e que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais.
“Convidámos os comerciantes do centro histórico de Oeiras para estarem presentes nesta iniciativa, que conta também com a parceria da Oikos, através da SmartFarmer, que garante os produtos regionais e agroalimentares”, acrescenta a autarca. No entanto, e para além destes produtos, haverá ainda artesanato; workshops sobre vinho quente, marmelada e origami; música para bebés e contos de Natal, sendo os últimos dois promovidos pela Livraria Gatafunho.
Ao mesmo tempo, o Mercado de Oeiras conta ainda com uma árvore de Natal e um marco do correio, para que os mais pequenos possam enviar as suas cartas para o Pai Natal, no corredor principal.