A Câmara Municipal de Lisboa está a celebrar, em conjunto com várias instituições do concelho, os 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente à cidade, promovendo, por isso, uma programação cultural diversificada, incluindo itinerários, exposições, conversas, conferências, lançamento de livros, entre outros.
O arranque destas celebrações teve início esta quarta-feira, dia 18 de janeiro, pelas 18h00, com a visita temática “Um Santo, Muitas Relíquias”, do ciclo O Museu e a Cidade, organizada pelo Museu de Lisboa, e que propõe uma visita temática aos vários locais onde repousam as diversas relíquias de São Vicente.
No próximo domingo, dia 22 de janeiro, dia de São Vicente, e o padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa, estão marcadas, no Museu de Lisboa, diversas iniciativas que incluem um percurso dedicado à Cidade de São Vicente, com partida do Terreiro do Paço e chegada ao antigo Mosteiro de São Vicente de Fora e ainda uma atividade para famílias, intitulada São Vicente e os Corvos que terá lugar, da parte da tarde, no Palácio Pimenta.
Para o mesmo dia, está também prevista a celebração de uma Missa da Solenidade do Dia de São Vicente, pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na Sé Patriarcal de Lisboa. Esta programação está pensada até janeiro de 2024, destacando-se a conferência, o concerto e a exposição do original do livro “Carmesim” ou “Livro dos Regimentos dos Vereadores e Oficias da Câmara”, nos dias 15 e 16 de setembro, datas que marcam a chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa, e a sua transladação para a Capela-Mor da Sé, respetivamente.
Este acontecimento ocorreu há 850 anos, e por isso, a Câmara Municipal de Lisboa não quis deixar a data em branco, e convida as entidades e os parceiros a juntarem-se a estas celebrações, com enfoque na importância religiosa e histórica da figura de São Vicente, o diácono e mártir do século IV, unificador de gentes e religiões.