CÂMARA DE OEIRAS GANHA PRÉMIO DE SUSTENTABILIDADE

A Câmara de Oeiras foi a única autarquia da Área Metropolitana de Lisboa (AML) a arrecadar três distinções na Conferência ODSlocal ‘22: ”Caminhos, Dinâmicas, Futuros”, que teve lugar no dia 7 de dezembro, em Almancil.

Em nota de imprensa, a autarquia explica que, com esta distinção, vem mostrar que é um exemplo nacional, devido às boas práticas na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela agenda 2030 das Nações Unidas.

Para além de ter recebido o prémio de ‘Melhor Conjunto de Boas Práticas’, a par com os municípios de Torres Vedras e Loulé, a Câmara de Oeiras também foi agraciada com os dois Selos ODSlocal, uma certificação que distingue os municípios “que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local nas categorias ‘Desempenhos Municipais’ e ‘Dinâmicas Municipais’.

As distinções foram entregues a Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e que recebeu os mesmos pela mão dos promotores da Plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta distinção foi destinada aos municípios que executaram o melhor conjunto de boas práticas nos seus serviços, segundo a informação inserida no Portal ODSlocal.

Francisco Rocha Gonçalves recebeu ainda, em nome da autarquia oeirense, os dois Selos ODSlocal, certificação que distingue os municípios “que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local nas categorias ‘Desempenhos Municipais’ e ‘Dinâmicas Municipais’. Desta forma, o Município de Oeiras foi reconhecido com estes dois selos devido ao bom desempenho nos indicadores do Portal ODSlocal.

A Conferência ODSlocal ‘22:” Caminhos, Dinâmicas, Futuros”, contou ainda com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na sessão de abertura, e contou com a presença do autarca de Loulé, Vítor Aleixo e de Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. A adesão à Plataforma ODS – Local por parte da Câmara de Oeiras surgiu em 2021, no sentido de monitorizar o progresso da autarquia em cada ODS, “através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios”, ao mesmo que segue “práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e medir o seu impacto”

Este projeto tem como parceiros o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS); o OBSERVA, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; o MARE, da Universidade Nova de Lisboa; e a 2adapt. A Plataforma ODS – Local pretende ser um portal online que permite visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada município em relação aos diversos parâmetros, contando ainda com um rigoroso controlo de qualidade da informação.

Quer comentar a notícia que leu?