Está aí o Portal da Sabedoria, comunidade de explicações especializadas e apoio na preparação para os exames de Matemática e Físico-Química, e que pretende apoiar os alunos do ensino básico, secundário e superior na aprendizagem das matérias.
Para tal, o portal conta com a ajuda de professores credenciados e resulta da fusão do primeiro centro de explicações online em Portugal, o Centro de Explicações Online (CEO), e do Portal da Sabedoria, a primeira plataforma de e-learning em Portugal.
Para já, e apesar de ter arrancado agora, o projeto conta já com 50 professores e 200 alunos em Portugal, e tem a ambição de ser a maior plataforma de educação de toda a lusofonia. Atualmente, o Portal da Sabedoria está a desenvolver uma comunidade gratuita de alunos, com o objetivo de que estes se ajudem mutuamente na aprendizagem de Matemática e Físico-Química, explicam os responsáveis pela plataforma numa nota de imprensa.
“O nosso sonho passa por atrair alunos de toda a lusofonia, fazendo com que cheguem até nós e sejam acompanhados durante todo o seu percurso escolar, até entrar no mercado de trabalho. Com o nosso conteúdo, não vamos estar só a ter um papel relevante no desenvolvimento e promoção da educação, vamos conseguir identificar e captar talento que será essencial para o desenvolvimento do conhecimento em língua portuguesa”, afirma Rogério Jorge, cocriador do Portal do Conhecimento, citado na mesma nota.
Para cativar os jovens, o Portal da Sabedoria oferece uma primeira aula, sem custos nem qualquer compromisso. Caso os alunos queiram continuar, passam a ter a explicações semanais e acesso a uma sala de estudo virtual gratuita, aberta 20 horas por semana, com um professor para esclarecer todas as dúvidas, a que se junta uma reunião mensal com um especialista nas áreas de estudo, gestão de tempo e produtividade.
“Através do trabalho que temos vindo a fazer, temos já casos de alunos que aumentaram bastante as suas notas, passando, por exemplo, de 8 para 17 ou 18. São resultados assim que comprovam o trabalho que dedicamos a cada aluno individualmente e que nos motivam, ainda mais, para este projeto”, explica Francisco Faustino, outro cocriador do Portal da Sabedoria, também citado no mesmo comunicado.
Para o fundador, “o nosso objetivo é juntar alunos e explicadores na melhor experiência de explicação alguma vez feita, através de uma aula experimental gratuita para os alunos testarem o produto, assim como um acompanhamento contínuo para garantir o sucesso escolar e desenvolvimento educacional. Aos explicadores, articulamos o contacto com alunos e damos formação e um acompanhamento contínuo para garantir a qualidade do serviço que estão a prestar”.
Por sua vez, os professores inscritos na plataforma passam por um processo de análise do seu Curriculum Vitae (CV), fazem um teste de avaliação e passam por uma entrevista que avalia as motivações, os interesses e o compromisso. Os explicadores ganham entre 15 e 40 euros por hora, dependendo se dão explicações individuais ou a grupos, esclarecem os responsáveis do Portal da Sabedoria.