A Câmara Municipal de Oeiras homenageou os atores Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho com uma estátua, intitulada “O Ensaio”. A obra foi inaugurada esta sexta-feira, dia 27 de janeiro.
Esta estátua é composta por duas esculturas em bronze, que representam os dois atores. Ou seja, Ruy de Carvalho está representado por uma escultura com 1.80m de altura, com uma mão apoiada nas costas de uma cadeira. Por outro lado, Eunice Muñoz conta também com uma escultura em pé.
Para o autor do monumento, António Vidigal, “não foi fácil criar uma obra que homenageia duas pessoas notáveis”. O convite partiu da Câmara de Oeiras e a criação da obra pretendeu invocar o teatro e as artes cénicas.
A estátua situa-se na Praça Guilherme Gomes Fernandes, em Paço de Arcos. Segundo o filho da atriz Eunice Muñoz, António Muñoz Borges, a escolha do local “foi ótima”, Recorde-se que a malograda atriz, falecida em 2022, costumava ver o mar e passear naquela zona. Foi também em Paço de Arcos que Eunice Muñoz viveu mais de 40 anos, tendo chegado àquela freguesia em 1968.
Esta cerimónia de inauguração contou ainda com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais. Também o ator Ruy de Carvalho esteve presente no evento, onde disse estar muito feliz “por ter tantos amigos”.
O presidente da Câmara de Oeiras considerou que “o teatro é um exercício do real e da imitação”, destacando o talento e a contribuição dos dois atores para a cultura portuguesa. Neste sentido, o autarca recordou a existência do Auditório Eunice Muñoz, em Oeiras, bem como do Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, como símbolos do reconhecimento do talento dos dois atores, que escolheram o concelho de Oeiras para viver.
Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz participaram em vários projetos juntos
No entanto, e para além de colegas de profissão e de cena, Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz foram também “grandes amigos e vizinhos” em Paço de Arcos. Para Isaltino Morais, os dois fizeram desta freguesia, bem como “de Oeiras e de Portugal, lugares melhores”. Atualmente, Ruy de Carvalho, com mais de 80 anos de carreira, pode ser visto no auditório do TagusPark com a peça ‘Ruy, a História Devida’, onde partilha algumas recordações.
“O concelho de Oeiras é terra de teatro”, finalizou Isaltino Morais, dizendo ainda que “hoje é um dia de festa”. Para o autarca, Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz “são inspirações maiores e concidadãos exemplares a quem tanto devemos e recebemos”. Já na opinião do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, esta escultura representa uma “justíssima homenagem” aos dois atores, que partilham a “amizade e o talento”. Ainda de acordo com o ministro, Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz “acompanham gerações”, sendo dos poucos casos em Portugal que isso acontece.
“Devemos perpetuar esse reconhecimento”, frisou Adão e Silva, considerando os dois atores como sendo “da casa”. No entanto, o ministro realçou que nunca privou com Eunice Muñoz e só conhecer Ruy de Carvalho pessoalmente há pouco tempo. “Quando faleceu a Eunice Muñoz, fiquei com a sensação que desapareceu alguém que conhecia”, disse Adão e Silva.
“Há pouco tempo é que conheço o Ruy pessoalmente, mas parece que já o conheço há muitos anos”, referiu ainda o Ministro da Cultura. Esta cerimónia de inauguração contou ainda com o descerramento de uma placa inaugural da nova Praça Guilherme Gomes Fernandes e com uma atuação por parte da Orquestra de Câmara Portuguesa, sediada em Oeiras.