ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA VAI ABORDAR O TEMA DA FERTILIDADE

Assembleia da República (AR) vai abordar o tema da fertilidade, em forma de arte

Entre os dias 15 e 24 de fevereiro, a Assembleia da República (AR) vai abordar o tema da fertilidade, em forma de arte. Desta forma, as obras do projeto FERTILID’ART, estarão em exposição no Palácio de São Bento.

Este projeto é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Fertilidade e que visa
sensibilizar para o tema da fertilidade. Ao mesmo tempo, o seu objetivo é sensibilizar para assunto, através da expressão artística.

Deste modo, as obras vão estar em destaque para o público, numa exposição patente na Assembleia da República, entre os dias 15 e 24 de fevereiro, no Piso 0 do Palácio de São
Bento.

A cerimónia de inauguração desta mostra foi na tarde desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro. Ao mesmo tempo, esta cerimónia contou com a presença de várias entidades. Deste modo, marcaram presença representantes da APFertilidade, Comissão de Saúde e do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA).

Exposição conta com 13 obras

Ou seja, no total serão 13 os trabalhos expostos. Neste grupo, estão incluídos os vencedores e menções honrosas da 1ª e 2ª edições desta iniciativa. Neste sentido, esta pretende abordar temas como conceção, fertilização, desafios da infertilidade, gravidez,
gestação e estados emocionais.

“É importante continuar a alertar para os problemas de fertilidade, que afetam cada vez mais casais”, afirma Cláudia Vieira, Presidente da APFertilidade. Ao mesmo tempo, esta acrescenta ainda que a associação pretende dar-lhes “apoio na concretização do seu sonho de terem um filho”.

Por isso, avança, “este projeto pretendeu isso mesmo, mas de uma forma inovadora e criativa. A adesão às duas edições foi extraordinária e trazer os trabalhos destes
jovens artistas agora a público permite-nos fazer jus ao respeito que demonstraram perante uma doença que certamente desconheciam”.

Contudo, ainda na perspectiva de Cláudia Vieira, “a arte tem um alcance universal e esse é o propósito desta exposição, seja naqueles que vivenciam a infertilidade, nos que a tratam ou mesmo nos que têm o poder de decidir as políticas de apoio à fertilidade”.


Esta exposição tem entrada gratuita, mas carece de inscrição prévia, mediante o envio de email para dmc.correio@ar.parlamento.pt.

Quer comentar a notícia que leu?