CÂMARA DE OEIRAS HOMENAGEOU IGREJAS CAEIRO

Igrejas Caeiro foi um dos mais marcantes nomes da rádio, do teatro, do cinema e da televisão em Portugal.

A Câmara de Oeiras homenageou Igrejas Caeiro. A celebração decorreu no passado domingo, dia 19 de fevereiro. Igrejas Caeiro foi um dos mais marcantes nomes da rádio, do teatro, do cinema e da televisão em Portugal.

Neste sentido, a autarquia de Oeiras homenageou Igrejas Caeiro pelo aniversário da sua morte, com a realização de uma romagem à sua campa, no Cemitério de Oeiras. No local, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e o vice-presidente da Fundação Marquês de Pombal, Romano de Castro, depositaram uma coroa de flores na sepultura de Igrejas Caeiro.

Ao mesmo tempo, no mesmo dia, a autarquia de Oeiras homenageou ainda a atriz Elvira Velez, que viveu grande parte da sua vida neste concelho. Francisco Igrejas Caeiro foi ator, locutor de rádio e televisão e político português. Ao mesmo tempo, é ainda um nome incontornável da história da Rádio. A ele estão ligados programas como “Os Companheiros da Alegria”, no Rádio Clube Português e o “Comboio das Seis e Meia”, nos inícios dos anos 50 do século XX.

Por sua vez, entre 1976 e 1979, foi também Diretor de Programas da Emissora Nacional de Radiodifusão, atual Rádio e Televisão de Portugal. Para além disso, entre outras atividades, pertenceu à direção do Teatro Maria Matos que fundou.

Igrejas Caeiro foi também político

Por fim, após o 25 de Abril, Igrejas Caeiro foi também Deputado pelo Partido Socialista à Assembleia Constituinte (1974-1976) e depois à Assembleia da República. Por outro lado, foi feito Comendador da Ordem da Liberdade em 1995. Ao mesmo tempo, o antigo locutor e ator foi também distinguido com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Oeiras.

Em 2005, recebeu o Prémio de Consagração de Carreira e a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores. No mesmo sentido, dois anos depois, recebeu da Câmara Municipal de Lisboa a Medalha de Mérito Municipal, no seu Grau Ouro.

Esta distinção foi atribuída no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, juntamente com Ruy de Carvalho, Fernanda Borsatti e Artur Ramos, a título póstumo. Igrejas Caeiro nasceu na Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, em agosto de 1917, e faleceu em Lisboa, aos 94 anos, a 19 de fevereiro de 2012.

 


Quer comentar a notícia que leu?