Cerca de duas mil crianças tomaram «de assalto», na manhã desta quinta-feira, dia 16, as ruas de Carnaxide. Diz um velho ditado: “a vida são dois dias e o Carnaval três”, e em Oeiras, estes programas já são uma tradição.
A União de Freguesias de Carnaxide e Queijas promoveu, este ano, três desfiles de Carnaval. Desta forma, vão passar por Carnaxide, Queijas e Outurela. Assim, em Carnaxide, o cortejo decorreu esta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, durante a manhã, e juntou cerca de duas mil crianças que desfilaram e animaram as ruas.
O desfile de Carnaval em Carnaxide teve início às 9h30 na Rua 25 de Abril, percorrendo depois as ruas Aquilino Ribeiro, Avenida de Portugal e Rua Cesário Verde, terminando no Centro Cívico de Carnaxide, com música, animação e muita dança.
Pais são fundamentais
Ao Olhares de Carnaxide e Queijas, o presidente da União de Freguesias, Inigo Pereira, explicou que “o desfile foi maior porque tivemos mais escolas”. No entanto, para além destas, também os pais e avós acompanharam os mais novos durante o desfile.
De acordo com o autarca, o apoio dos pais foi fundamental para o cortejo. “A ajuda dos pais na preparação dos fatos e máscaras das crianças foi importante, visto que havia escolas com temas definidos para o desfile”.
Ao mesmo tempo, e segundo Inigo Pereira, “houve familiares que puderam estar presentes e acompanhar as crianças e isso é importante para que eles se sintam felizes”. Desta forma, na Escola Básica Sylvia Philips, a envolvência dos pais neste tipo de projetos tem sido notória. Paula Vicente, membro da associação de pais, explicou que os pais têm vindo a colaborar cada vez mais.
Este ano, a Escola Azul optou por fazer um carrinho alegórico para o desfile. Ao mesmo tempo, o seu tema era “a escola azul”, e estava relacionado com o meio ambiente. “Este ano optamos por escolher um tema sobre o ambiente para as crianças perceberem o quanto o nosso planeta está sujo e que é preciso mudarmos”, explicou.
Desta forma, os alunos foram mascarados de acordo com o tema. “Normalmente costumam mascarar-se de Homem-Aranha, mas é engraçado que este ano os alunos e os pais aderiram muito bem. As crianças vieram mascaradas de sereias, polvos e marinheiros”.
Ao mesmo tempo, Paula Vicente confessou que, ao início, a escola pensou que este motivo podia ser complicado para os pais. Contudo, “a verdade é que tivemos alguns pais que criaram os fatos em casa e isso é excelente”.
Preparação para os desfiles
Os desfiles são organizados no início do ano, explicou Rita Rebelo, membro da organização do desfile. “Agendamos uma reunião com todos os intervenientes, desde os bombeiros, escolas e PSP, para definirmos como é que se vai realizar o cortejo”.
Para os desfiles de Queijas e Carnaxide estiveram envolvidos cerca de 20 membros da PSP e da Escola Segura. Da mesma forma, houve ainda ruas que estiveram cortadas ao trânsito para que o desfile fosse feito em segurança.
Por norma, é dada uma placa identificativa a cada escola que participa, no entanto, “este ano pedimos às escolas para elaborarem a sua, desta forma podem ser mais criativos e têm mais liberdade”, esclareceu.
Desfiles em Queijas e na Outurela
O primeiro desfile realizou-se no dia 15 de fevereiro, em Queijas. A concentração contou no total com cerca de 800 crianças vindas de várias escolas, desde o 1º até ao 6º ano de escolaridade.
No entanto, não foram só os mais novos que tiveram oportunidade de desfilar, também os seniores do Centro Social Paroquial São Miguel Arcanjo, em Queijas, marcaram a sua presença neste desfile de Carnaval.
Por outro lado, na Outurela o cortejo será esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro. Ao mesmo tempo, estima-se que junte cerca de 400 crianças. A partida está marcada para as 9h30 no parque de estacionamento do Pavilhão Queiroz.
De seguida, irá passar nas ruas da Liberdade e Cravos de Abril, regressando, novamente, ao parque de estacionamento do Pavilhão Queiroz. Estes cortejos de Carnaval contam com o apoio do Município de Oeiras, da PSP de Carnaxide e da PSP de Queijas e são promovidos pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.