INAUGURADA EXPOSIÇÃO SOBRE OS 80 ANOS DE CARREIRA DE RUY DE CARVALHO

Vice-presidente da Câmara de Oeiras defende que é preciso defender a cultura

No Dia Mundial do Teatro, que se celebrou esta segunda-feira, dia 27 de março, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) apresentou a exposição “Retratos Contados – Ruy de Carvalho”. Por sua vez, esta mostra pretende homenagear o ator e vai ficar patente no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

Por outro lado, a exposição dedicada a Ruy de Carvalho conta com a curadoria de Nélson Mateus, da Retratos Contados. No mesmo sentido, pretende fazer ainda uma retrospetiva fotográfica dos 80 anos de carreira do ator. Para tal, conta com uma seleção de fotografias do seu arquivo pessoal, entre outros. Desta forma, os visitantes da exposição poderão ver registos de alguns dos momentos mais emblemáticos do percurso do ator.

Na inauguração da exposição, Nelson Mateus agradeceu à CMO pela homenagem a Ruy de Carvalho, o “ator português mais velho no ativo”. Da mesma forma, prosseguiu, dizendo que este foi “um trabalho que partiu da vontade da Câmara”. “Foi um trabalho de equipa, um trabalho árduo por causa da escolha das fotos”, acrescentou o curador. Por fim, Nelson Mateus agradeceu ainda a toda a equipa que trabalhou consigo para que esta mostra fosse uma realidade.

Contudo, Ruy de Carvalho, atualmente em cena no Auditório do TagusPark com a peça ‘Ruy, a História Devida’, não esteve presente na inauguração da exposição, por estar a descansar de uma digressão. No seu lugar esteve a filha, Paula de Carvalho, que também agradeceu todo o trabalho da autarquia e de Nelson Mateus.

Para além da atual exposição, Paula de Carvalho revelou ainda que já teve oportunidade de expressar a Isaltino Morais, presidente da CMO, que gostaria que o Auditório Ruy de Carvalho recebesse algumas peças e prémios do acervo pessoal do ator, que celebrou 96 anos no passado dia 1 de março.

Família quer espólio do ator exposto em Oeiras

No entanto, adiantou ainda que não será possível acolher todo o espólio do ator porque está prevista a criação de um museu dedicado a Ruy de Carvalho na Póvoa de Lanhoso, que “quer tornar-se a cidade do teatro”.

Por fim, e sobre a exposição patente em Oeiras, Paula de Carvalho admitiu que “é muito bonito ver estas fotografias”, muitas das quais que retratam grande parte da história de vida do ator. Já para o vice-presidente da CMO, Francisco Rocha Gonçalves, Ruy de Carvalho é “o maior ator português das nossas gerações”. “Disse-lhe, em 2021, que ele não era um homem, que era um monumento”, acrescentou o autarca. No mesmo sentido, considerou ainda que o ator “já ultrapassou tudo aquilo que em vida podia ganhar, e por isso, já ganhou a eternidade”.

Ainda no entender de Francisco Rocha Gonçalves, Ruy de Carvalho é ainda “um gigante da cultura portuguesa”, que entra na vida dos portugueses não só através do teatro, mas também “pela casa dentro”. Com a instalação desta exposição no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, pretende-se celebrar a obra do ator, mas também a relação do mesmo com este espaço, inaugurado em 2004, mas também com o concelho de Oeiras, onde reside.


“Esta é a sua casa”, prosseguiu o vice-presidente da CMO, manifestando o desejo de que “muitos portugueses venham a esta exposição”. Por fim, o autarca elogiou também o trabalho dos funcionários do Departamento de Cultura da CMO. Desta forma, considerou que são pessoas “generosas e mal pagas”. No entanto, “lutam para homenagear gigantes como o Ruy de Carvalho”. Francisco Rocha Gonçalves salientou ainda que são ainda estes profissionais que “lutam por continuar a oferecer uma política de cultura democrática, que chegue a todos”.

Vice-presidente da Câmara de Oeiras defende que é preciso defender a cultura

Contudo, ainda na visão do autarca, é preciso “defender a cultura”. Nesse sentido, recordou quando, em 2021, ainda durante a pandemia, “o município de Oeiras tomou a decisão de manter os apoios à cultura e aos grupos culturais locais”. Na altura, a autarquia decidiu ainda pagar 50% do valor contratualizado com os artistas contratados para atuar no concelho. O objetivo era que eles “pudessem ter alguma subsistência naquele momento”, recordou Francisco Rocha Gonçalves.

Para além de Oeiras, a exposição ‘Retratos Contados’ – Ruy de Carvalho’ já passou ainda por outras localidades do país, tais como Lisboa, Cascais, Lagos, Póvoa de Lanhoso, entre outras. Atualmente, esta exposição ficará patente no Auditório Ruy de Carvalho até ao dia 31 de dezembro, com entrada gratuita.

Quer comentar a notícia que leu?