Este fim de semana, dias 25 e 26 de março, Almada recebe a XII Taça Cidade de Almada de Beisebol. O evento é organizado pelos White Sharks Almada Beisebol Clube da Escola Secundária Emídio Navarro.
Em 2023, esta equipa celebra o seu 20.º aniversário. Por outro lado, a XII Taça Cidade de Almada de Beisebol é inspirada nas competições europeias. Desta forma, os White Sharks vão aproveitar a sua experiência em torneios internacionais, promovendo o Beisebol em Almada e Portugal.
Ao mesmo tempo, esta equipa já conta com quatro participações em qualifiers de Campeonatos da Europa de Clubes. Esta sexta-feira, dia 24 de março, está marcada a receção das equipas participantes no evento, pelas 19h00, na Pousada de Juventude de Almada.
Esta competição é uma edição internacional e reúne a categoria de seniores. Por fim, irão marcar presença equipas da Bélgica, do Reino Unido e de Espanha. Contudo, algumas são estreantes em solo português e vão disputar com os White Sharks, o troféu coletivo e prémios individuais.
Os White Sharks surgiram como um projeto de Desporto Escolar de Beisebol e Softebol, em 1999. No entanto, registaram uma grande adesão pelos jovens, o que permitiu que o projeto crescesse. Desta forma, a 14 de abril de 2004, constituiu-se legalmente o White Sharks Almada Beisebol Clube da Escola Secundária Emídio Navarro.
Assim, e com este estatuto, o clube entra numa nova fase, assumindo-se com uma missão formativa, social e desportiva no concelho de Almada. Atualmente, o WSABC conta, com 68 praticantes, masculinos e femininos, com idades entre os sete e os 28 anos, sendo a grande maioria federada.
Por fim, conta ainda com 121 sócios, dos quais 11 participam diretamente nos órgãos sociais. Em 2021, ficaram em primeiro lugar nas IV Taça Cidade de Abrantes e X Taça Cidade de Almada, na categoria de Seniores. Por outro lado, registaram ainda um 6º lugar no Circuito Nacional de Beisebol e um 4° lugar no Torneio Internacional de Almancil, também na categoria de Seniores.